Logomarca Indústria 4.0

Bosch pretende gerar bilhões em vendas com tecnologia verde para a indústria

A Bosch gerou vendas de mais de 800 milhões de euros com tecnologia industrial amiga do ambiente e do clima no ano passado.

Por: Redação CIMM      26/05/2022 

A Bosch tem investido fortemente em tecnologias verdes que conservam recursos, diminuem o consumo de energia, protegem o meio ambiente e reduzem o aquecimento global. De acordo com comunicado da empresa, para gerenciar o consumo de calor, eletricidade e ar comprimido, a empresa conta com sua própria plataforma de energia em combinação com o software Nexeed Industry 4.0.

Com isso, fica mais fácil prever o consumo de energia, evitar picos de carga e, inclusive, reconhecer e corrigir desvios em máquinas individuais. A plataforma já está sendo utilizada em mais de 120 locais da empresa e em mais de 80 projetos de clientes. Na fábrica líder da Indústria 4.0 da Bosch, em Homburg, na Alemanha, este software está ajudando a reduzir os requisitos de energia em mais de 40% por produto fabricado.

Já na fábrica em Eisenach, também na Alemanha, a Inteligência Artificial tem oferecido mais possibilidades ainda. Com base na Energy Platform, solução de IA, é possível gerenciar e otimizar a necessidade de energia de 1.000 máquinas. A IA mostra dados de produção e logística, informações meteorológicas e preços de energia. Espera-se que a IA ajude a reduzir ainda mais os custos anuais de energia local em cerca de 5%.

De acordo com dados de 2020 da VDMA, a associação de fabricantes alemãs de máquinas e equipamentos, o uso sistemático de tecnologia verde pode reduzir as emissões industriais de gases de efeito estufa em quase 90%. O estudo da VDMA também diz que até 2050, a expansão de tecnologias amigas do clima no setor industrial criará um potencial de mercado de mais de 300 bilhões de euros por ano.

“A indústria se tornará um motor de transformação ecológica nos negócios e na sociedade. A Bosch está mobilizando todos os seus recursos e contribuindo com seu know-how tecnológico e muitos anos de experiência em fabricação”, diz Rolf Najork, membro do conselho de administração da Bosch, responsável pela tecnologia industrial. 


Continua depois da publicidade


Além disso, segundo a publicação, em 2021, a tecnologia verde gerou mais 800 milhões de euros para a empresa. Isso representa pouco menos de 14% do total de vendas do setor de negócios de Tecnologia Industrial da Bosch (6,1 bilhões de euros em 2021). “A Bosch está crescendo mais rápido que o mercado. Até 2023, queremos quebrar a marca de um bilhão de euros em vendas de tecnologia industrial verde”, afirma Rolf Najork, membro do conselho de administração da Bosch, responsável pela tecnologia industrial.

Gostou? Então compartilhe: