por Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.    |   27/05/2022

Por que o uso do Verniz Protetivo Para Metais está cada vez mais sendo utilizado na indústria Metalmecânica?

O verniz protetivo para metais é largamente utilizado na proteção de metais ferrosos e não ferrosos, notadamente em peças e materiais que serão submetidos ao manuseio ou expostos em prateleiras.

O aumento do uso do verniz protetivo antioxidante se deve ao fato de ser um produto que pode ser utilizado entre operações de usinagem e possuir uma característica muito importante, que é a sua facilidade de remoção, que normalmente pode ser realizada com o uso de um solvente como o thinner, a aguarrás ou o álcool anidro.

A vantagem do uso do verniz protetivo para peças usinadas é o de oferecer uma secagem rápida, por estar disponível em vários tipos de cores e por poder ser utilizado para colorir as superfícies metálicas com o objetivo do embelezamento estético ou decorativo das peças. A fina película protetora formada pelo verniz protetivo para metais é resistente ao impacto, ao atrito e a fricção, o que permite que o produto seja aplicado em uma larga gama de produtos.

O que mais devemos saber sobre o uso do Verniz Protetivo para Peças Usinadas?

A função principal do verniz protetivo para peças usinadas é a de aumentar a resistência das peças metálicas contra a corrosão, mas ele não é um produto indicado para a remoção de oxidações pré-existentes.

O verniz protetivo antioxidante além de possuir uma aplicação facilitada, sua remoção não exige muitos esforços, contribuindo para que o produto apresente um excelente custo-benefício, tornando-o cada vez mais empregado nas indústrias metalúrgicas em substituição aos óleos protetivos tradicionais. Cabe informar que em algumas operações de soldagem, o verniz protetivo para metais pode ser utilizado antes do início da operação de soldagem, em substituição ao óleo antirrespingo de solda.


Continua depois da publicidade


Uma das vantagens do uso do verniz protetivo para peças usinadas é de o produto ser disponibilizado em diversos tipos de cores, a saber: verniz protetivo anticorrosivo vermelho, verniz protetivo anticorrosivo laranja, verniz protetivo anticorrosivo amarelo, verniz protetivo anticorrosivo azul, verniz protetivo anticorrosivo incolor e verniz protetivo anticorrosivo preto.

O verniz protetivo para metais forma uma película micrométrica, onde em algumas aplicações interoperacionais a sua remoção é dispensada. A formação de um filme resistente confere ao verniz protetivo antioxidante uma elevada resistência à vibração e à dilatação térmica, além de apresentar um baixo escorrimento durante a aplicação e consequentemente uma mínima perda por aplicação.

Por que o Verniz Protetivo Antioxidante deve ser aplicado?

O verniz protetivo antioxidante quando bem aplicado penetra nas frestas e cavidades das peças usinadas, aumentando a proteção anticorrosiva, principalmente em superfícies oriundas do processo de soldagem.

O custo-benefício vantajoso, a facilidade de aplicação, o alto rendimento e o excelente resultado de proteção antioxidante fornecido, faz com que o verniz protetivo para peças usinadas seja cada vez mais utilizado, sendo uma ótima alternativa para a melhora do processo de proteção interoperacional para o tratamento das peças usinadas.

Para que o verniz protetivo para metais apresente um adequado desempenho, ele dever ser utilizado puro e concentrado e preferencialmente a aplicação deve ser feita por imersão, para que se forme um filme uniforme sobre a peça metálica.

Para as peças de grande dimensão o verniz protetivo antioxidante deve ser aplicado com o uso de pincel, rolo ou por pulverização com pistola de spray. Cabe informar que para um melhor desempenho protetivo, as peças metálicas deverão ser previamente limpas com um desengraxante biodegradável e deixadas totalmente isentas dos óleos provenientes do processo de usinagem. Também não deve conter na superfície metálica, materiais particulados que possam comprometer a formação do filme e a sua rápida secagem.

Saiba que a CADIUM possui uma completa linha de óleo protetivo antioxidante, inclusive a linha de verniz protetivo para metais, disponibilizado em várias cores para o atendimento dos mais diversos tipos de aplicações. Aguardamos o seu contato por telefone (11) 4047-9292, por WhatsApp (11) 97587-7838 ou por e-mail [email protected].br, para indicar o melhor produto para o atendimento da sua necessidade. 

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.

Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.