por João Marcio Tosmann    |   04/05/2022

Entenda o que é Curva PF e como contribui para a manutenção industrial

Curva PF (potential failure curve) significa curva de potencial de falha, ou seja, é um gráfico que mostra o período entre a falha potencial e funcional.

Para quem trabalha com manutenção industrial, sem dúvidas, a curva PF é um dos principais indicadores para realizar a gestão completa do trabalho, já que se trata da condição de um equipamento que será utilizado.

Curva PF (potential failure curve) significa curva de potencial de falha, ou seja, é um gráfico que mostra o período entre a falha potencial e funcional, para que os trabalhadores desenvolvam um plano de ação para contê-la.

O principal objetivo é realmente saber o tempo até que ocorra a falha funcional, para que nenhum processo ou equipamento seja afetado.

O que é falha potencial e funcional?

Chamamos de falha potencial aquela que está no estágio inicial, que não compromete o funcionamento das máquinas, mas que, tem potencial para se agravar e afetar drasticamente a performance do equipamento. Se ela não for ajustada, pode se transformar numa falha funcional.

A falha funcional, por sua vez, é aquela que atinge a máquina fazendo com que suas funções sejam afetadas.

Afinal, como funciona a curva PF?

Com a curva PF conseguimos prever qual é a probabilidade da máquina falhar e qual é a manutenção que deve ser aplicada para não afetar todo o processo. Para exemplificar, imagine que uma máquina apresenta alta performance e, quando chega em 200 horas de funcionamento, o desempenho é afetado, até que o equipamento pare totalmente.

Sabemos que a manutenção deve ser realizada antes da máquina atingir as 200 horas, mas qual é o momento ideal para não perder a confiabilidade?

O ideal é que a inspeção seja feita 30% antes do tempo em que ela perde seu desempenho, ou seja, quanto atinge 70% do tempo total de produção. Então, fazemos a seguinte conta: 200 (horário total de funcionamento) X 0,7 = 140 horas.

Isso significa que a manutenção deve ser realizada a cada 140 horas de funcionamento do equipamento para que não ocorra nenhuma falha potencial.

  • Ponto P (potencial): é o momento em que a falha surge, ainda no estágio inicial
  • Ponto F (funcional): momento em que a máquina deixa de exercer sua atividade de forma satisfatória.

A importância da manutenção preditiva

Outra maneira de evitar essas falhas é através da manutenção preditiva. As indústrias utilizam softwares, sensores e inteligência artificial para coletar dados 24h por dia das máquinas e, assim, ter uma visão completa dos processos industriais.


Continua depois da publicidade


Existem 5 técnicas principais que são utilizadas para medir se as máquinas estão em perfeitas condições ou apresentam alguma característica incomum que evidencie a necessidade de uma manutenção preditiva. São elas: análise de vibração, ultrassom, análise de óleo, termografia e análise de trincas.

Essas mudanças nas máquinas são formas de identificar e prever possíveis falhas e, por isso, sempre está associada à curva PF.

Dessa forma, podemos concluir que a curva PF é extremamente importante para o desempenho das indústrias, bem como para o trabalho dos técnicos de manutenção que devem ter todas as informações necessárias para analisar a confiabilidade das máquinas e as possíveis falhas do equipamento.

Falhas identificadas entre os pontos P e F da curva, podem ser corrigidas para não acontecer uma falha funcional e, consequentemente, prejudicar todo o processo industrial.

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

João Marcio Tosmann

Formado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, pela PUC-RS, com pós-graduação em Administração Industrial pela USP e MBA em Marketing pela ESPM. Atualmente é diretor da Tagout, indústria de produtos de Bloqueio e Etiquetagem que oferece consultoria, treinamento e elaboração de procedimentos para implantação do Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP).