Falhas na comunicação impactam na produtividade da indústria

Por ser um ambiente que envolve várias etapas e pessoas diferentes, existem diversos desafios a serem enfrentados na rotina de um chão de fábrica. Entre eles, estão as falhas na comunicação, que podem ser responsáveis por atrasos na entrega e erros de produção.  

Uma pesquisa da Project Management Institute (PMI) apontou que "problemas de comunicação" são o maior desafio a ser enfrentado nos projetos, item apontado por 64% das empresas. Em seguida, outros fatores também ligados à comunicação foram listados, como "não definir o escopo adequadamente" (58%) e "mudanças constantes de escopo" (54%).

Então, ter uma comunicação alinhada com os colaboradores é de suma importância para o sucesso de um negócio. Trabalhar com times integrados e fluxos bem estruturados não só resguarda a produção quanto a retrabalhos e desperdício, mas também otimiza constantemente o processo produtivo.  

Comunicação e clima organizacional 

Segundo Aloisio Arbegaus, diretor comercial da Teclógica, uma comunicação transparente contribui também para criar um clima organizacional mais saudável, fazendo com que os colaboradores trabalhem mais engajados. 

“Além de impactar positivamente na reputação da empresa, que demonstra mais notoriedade e organização perante o mercado. Em resumo, a indústria economiza tempo, dinheiro e alavanca os resultados”, afirma ele. 

Aloisio afirma também que não se atualizar sobre ferramentas que facilitam os processos e utilizar metodologias antiquadas impossibilitam a empresa de evoluir. “Por isso, os gestores devem ter perfil inovador, analisar novas soluções e contribuir para otimização dos processos.” 

Tecnologia e ferramentas para manufatura 

Planejar a produção e gerenciar toda a cadeia produtiva de forma manual são atividades cansativas e passíveis de erros. Envolve várias etapas complexas que dependem umas das outras para respeitar o prazo e a qualidade da produção. É nesse contexto que vêm surgindo a cada dia mais novas tecnologias para manufatura. 


Continua depois da publicidade


“Hoje, é possível, por exemplo, fazer o planejamento de um ano de produção em apenas 30  minutos, e tudo já considerando diversos fatores que podem impactar no atraso da produção, como manutenções e mudanças de sazonalidade”, finaliza Aloisio. 

Além disso, é possível gerenciar toda a produção, controlando os KPIs para analisar possíveis melhorias que podem ser feitas. Com rastreabilidade total do fluxo operacional, a tecnologia ajuda eliminar gargalos e diminuir o desperdício. 

Tópicos:



Comentários