Novo projeto da Stellantis foca em liderar a transformação para a era digital dos automóveis

Stellantis N.V. e Qualcomm Technologies, Inc. anunciaram uma cooperação tecnológica de longo prazo para utilizar os mais recentes avanços do Chassi Digital Snapdragon para oferecer experiências inteligentes, personalizáveis e imersivas para milhões de veículos nas 14 marcas automotivas icônicas do grupo automotivo Stellantis, a partir de 2024.

Aproveitando as plataformas de Cockpit Snapdragon e os recursos 5G para sistemas telemáticos, a Stellantis terá a capacidade de atender às crescentes expectativas dos clientes por experiências personalizadas e de última geração, que são atualizáveis continuamente. A primeira aplicação será na marca Maserati. A companhia tem ainda sob seu guarda-chuva os nomes Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Lancia, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys.

O acordo facilitará o plano da Stellantis de mesclar todos os domínios de software em Computadores de Alto Desempenho, aproveitando as Plataformas Automotivas Snapdragon de alto desempenho e baixo consumo em todas as principais gamas de veículos, além de contribuir para proteger a cadeia de suprimentos da Stellantis em componentes estratégicos.

“A ampla experiência da Qualcomm Technologies no setor automotivo e alcance como líder em semicondutores nos permitirá integrar verticalmente os principais elementos das novas plataformas, e gerenciar mais de perto toda a cadeia de suprimentos de eletrônicos para garantir o acesso às melhores tecnologias", afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis

Para Cristiano Amon, Presidente e CEO da Qualcomm Incorporated, a criação de plataformas automotivas abertas e abrangentes que englobam semicondutores, sistemas, software e serviços permitem um "ecossistema automotivo mais amplo, a liderar a transformação para a era digital dos automóveis.”

Com isso, a cooperação pretende levar a relação motorista-veículo para o próximo nível. A Stellantis usará as Plataformas de Cockpit Snapdragon de próxima geração para alimentar os sistemas de comunicação e infoentretenimento no carro para o STLA SmartCockpit, que está sendo elaborado e projetado em conjunto com a Amazon e a Foxconn. As Plataformas de Cockpit Snapdragon não são apenas projetadas para fornecer gráficos de alta definição para consoles de cockpit controlado por voz e toque, mas também para oferecer uma experiência totalmente imersiva na cabine, permitindo áudio premium e comunicações de voz cristalinas em toda a cabine do veículo.


Continua depois da publicidade


As Plataformas de Cockpit Snapdragon também serão usadas para aprimorar o STLA Brain, trazendo um novo nível de inteligência digital para conveniência e segurança, e ajudando a aprimorar os recursos de assistente pessoal no veículo com recursos de inteligência artificial (IA) altamente intuitivos, que incluem:

  • Atualizações over-the-air (OTA) que permitirão que o veículo evolua e melhore naturalmente ao longo do tempo, sendo constantemente atualizado e aprimorado, bem como recursos sob demanda e atualizações instantâneas do veículo, como potência adicional ou modos de direção
  • Experiências personalizadas, aproveitando a IA para se adaptar a uma ampla variedade de preferências do cliente
  • Experiências de usuário aprimoradas, graças à comunicação mais rápida com recursos conectados e maior poder de computação para suportar futuras atualizações
  • Novos serviços e soluções empolgantes e contínuos
  • Experiências sempre conectadas
  • Experiências de propriedade aprimoradas com diagnósticos e reparos concluídos pelo ar para todos os principais sistemas de veículos