ExxonMobil avança em novo projeto de US$ 10 bi no mar da Guiana

A ExxonMobil avança em relação ao projeto Yellowtail, na costa da Guiana, após aprovações de requisitos governamentais e regulatórios. A produção começará em 2025 com expectativa de 250 mil barris de petróleo por dia (bpd), anunciou a empresa no início de abril. Esse é o quarto e o maior projeto da companhia no chamado Bloco Stabroek.

Liam Mallon, presidente da ExxonMobil Upstream Company, chamou a parceria entre a empresa e o governo da Guiana de "bem-sucedida" e afirmou que o projeto será uma nova fonte para atender a mais demandas de energia e para garantir uma transisção energética segura.

“Estamos trabalhando para maximizar os benefícios para o povo da Guiana e aumentar os suprimentos globais por meio de um desenvolvimento seguro e responsável em um cronograma acelerado", afirmou. 

O projeto da FPSO (Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência, em inglês, Floating, Production, Storage and Offloading) One Guyana custará US$ 10 bilhões e incluirá seis centros de perfuração e até 26 poços de produção. A petroleira norte-americada estima que Yellowtail possua 900 milhões de barris recuperáveis de petróleo.

A exploração de petróleo offshore conduzida pela companhia na Guiana já descobriu um recurso equivalente a mais de 10 bilhões de barris na região. A empresa prevê até dez projetos no Stabroek Block para manejar este recurso, que tem impulsionado o crescimento econômico aprimorado da Guiana. Hoje, são mais de 3,5 mil trabalhadores locais empregados.