Brasil bate recorde de reciclagem de latas e solidifica logística reversa no setor

O Brasil atingiu o índice de 98,7% de reciclagem das latas de alumínio em 2021. O número indica que 409,2 mil toneladas, de um total de 414,5 mil deste resíduo, passaram pelo processo de reciclagem. Puxado por uma mudança de comportamento acentuada pela pandemia, o maior índice da história da reciclagem brasileira, desde 1990, quando o indicador começou a ser mapeado.

O levantamento é do Recicla Latas, entidade gestora do Termo de Compromisso para aperfeiçoamento do sistema de logística reversa das latas de alumínio para bebidas, e consta em relatório entregue ao Ministério do Meio Ambiente no dia 31 de março. 

Em comparação a 2020, quando quando o índice chegou a 97,4% o crescimento foi de 1,4%. Em 2019, o patamar ficou em 97,6%, comparando a venda de 375,7 mil toneladas e  a recickagem de 366,8 mil toneladas. 

“O fato do Brasil conseguir esse feito histórico com a reciclagem de latas de alumínio mostra como o sistema de logística reversa do Brasil nesse setor é sólido. Mesmo com a pandemia do coronavírus e todo o aumento de consumo que registramos, nossos números só crescem. Isso contribui, cada vez mais, para a preservação do meio ambiente, geração de emprego e renda para milhares de famílias envolvidas nesse processo”, destaca Eunice Lima, Presidente da Recicla Latas

Consumo 

As mudanças de comportamento causadas pela pandemia da Covid-19 aumentara o consumo de bebidas em latas pelo quinto ano seguido no país. Foram comercializados 5,2% a mais que em 2020. Nesse cenário, o Brasil já é considerado o terceiro maior mercado mundial de latas de alumínio para bebidas, atrás somente da China e dos Estados Unidos. Outro fator que colabora para essa posição é o crescimento das fábricas do setor. 

Renato Paquet, Secretário-Executivo da Recicla Latas, destacou a importância da logística reversa e das práticas ESG para esse nicho de mercado:


Continua depois da publicidade


“A reciclagem da lata é uma referência de economia circular no Brasil e no mundo, com a reciclagem infinita da embalagem. Esse contexto todo que estamos vivendo nos mostra que construímos um sistema de logística reversa voltado para as latas de alumínio sólido e eficaz. Em cerca de 60 dias, uma latinha pode ser comprada, usada, coletada, reciclada, virar latinha de novo e voltar ao supermercado. É o Brasil sendo exemplo para o mundo e o setor do alumínio contribuindo para a descarbonização e economia de energia, dentre tantos outros benefícios ambientais e sociais”. 


Tópicos: