Nissan revela instalação de produção de protótipos para baterias de estado sólido


Continua depois da publicidade


 A Nissan revelou sua instalação de produção de protótipos para células de bateria de estado sólido laminadas, que a empresa pretende lançar no mercado em 2028. Esta instalação de protótipos, dentro do Centro de Pesquisa da Nissan na província de Kanagawa, Japão, visa promover ainda mais o desenvolvimento de baterias totalmente em estado sólido, segundo comunicado da empresa.

Processo de criação do Nissan ASSB no Oppama Research Center. Imagem: Divulgação/Nissan.

Sob sua visão de longo prazo, Nissan Ambition 2030, a Nissan pretende lançar um veículo elétrico (EV) com baterias totalmente de estado sólido desenvolvidas internamente até o ano fiscal de 2028. Ela planeja estabelecer uma linha de produção piloto em sua fábrica de Yokohama no ano fiscal de 2024, com materiais, processos de projeto e fabricação para produção de protótipos na linha a ser estudada na instalação de produção de protótipos. A Nissan acredita que as baterias de estado sólido podem ser reduzidas para US$ 75 por kWh no ano fiscal de 2028 e para US$ 65 por kWh depois, colocando os EVs no mesmo nível de custo dos veículos movidos a gasolina.

Espera-se que as baterias de estado sólido sejam uma tecnologia revolucionária para acelerar a popularidade dos veículos elétricos. Eles têm uma densidade de energia aproximadamente duas vezes maior que as baterias convencionais de íons de lítio, tempo de carregamento significativamente menor devido ao desempenho superior de carga/descarga e menor custo graças à oportunidade de usar materiais mais baratos. Com esses benefícios, a Nissan espera usar baterias totalmente em estado sólido em uma ampla gama de segmentos de veículos, incluindo picapes, tornando seus veículos elétricos mais competitivos.


Continua depois da publicidade


"A Nissan tem sido líder em tecnologia de eletrificação por meio de uma ampla gama de atividades de P&D, desde pesquisa de materiais de baterias em nível molecular até o desenvolvimento de veículos elétricos seguros e de alto desempenho. Nossas iniciativas até incluir o desenvolvimento da cidade usando EVs como baterias de armazenamento.

“O conhecimento adquirido com nossa experiência apoia o desenvolvimento de baterias totalmente em estado sólido e acumulamos importantes tecnologias elementares. No futuro, nossas divisões de P&D e fabricação continuarão trabalhando juntas para utilizar esta instalação de produção de protótipos e acelerar a aplicação prática de baterias totalmente em estado sólido.

Conheça o processo de desenvolvimento da tecnologia da Nissan no vídeo abaixo (em inglês):




Comentários