Rotação compacta com plástico: igus desenvolve uma nova esteira porta cabos rotativa econômica

Novo módulo rotativo pequeno para robôs e sistemas de manuseio e câmera reduz os custos em até 73%

É leve, compacto e feito inteiramente de plástico: o novo sistema de fornecimento de energia rotativo PRM (Polymer Rotation Module) da igus. Especificamente para movimentos rotacionais apertados em cabos e mangueiras, a igus desenvolveu agora um sistema que consiste em uma esteira porta cabos de polímero e uma calha guia de plástico de baixo atrito. Os usuários podem aumentar a vida útil de suas máquinas e sistemas com custos de compra até 73% menores do que os de uma guia de aço comparável. O novo sistema de esteira expande a gama igus de conjuntos completos que podem ser encomendados diretamente on-line.

Imagem: Divulgação.

Se câmeras, robôs e até sistemas de manuseio funcionarem em operação de produção 24 horas por dia, 7 dias por semana, seus cabos devem estar bem protegidos. Portanto, além dos anéis coletores, os sistemas rotativos de fornecimento de energia são frequentemente usados para girar cabos e mangueiras com segurança em 360 graus. 

"Em nossos módulos rotativos anteriores, a esteira sempre se instalou em um canal de aço", diz Michael Berteit, Gerente de Vendas de Projetos de Engenharia e Serviços de Montagem da igus GmbH. "A depressão foi um fator importante de custo e nem sempre foi atraente para os usuários, especialmente em aplicações menores." Portanto, a igus desenvolveu uma calha especificamente para movimentos rotativos compactos, feitos inteiramente de plástico. O especialista em plásticos de movimento usa plásticos resistentes ao vestuário e duráveis de alto desempenho. O resultado é um sistema que custa até 73% menos e é até 85% mais leve que uma calha de aço. Uma vantagem adicional de uma calha de plástico é a proteção contra corrosão. Além disso, o sistema completo de plástico demonstrou sua longa vida útil no laboratório de testes. Ele resistiu a mais de três milhões de cursos.


Continua depois da publicidade


O sistema de esteira porta cabos pode ser encomendado diretamente on-line como um sistema completo.

Os sistemas rotativos de fornecimento de energia igus pontuam particularmente bem contra os anéis coletores porque os cabos têm um movimento definido. Além disso, a esteira pode ser ajustada a qualquer momento, e os cabos podem ser substituídos rapidamente durante a manutenção.

A igus oferece atualmente o novo sistema rotativo de fornecimento de energia PRM para diâmetros externos que variam de 200 a 500 milímetros diretamente na loja online como um conjunto completo. Os usuários também podem implantar kits prontos para cursos lineares de 8 a 200 metros. Esses kits consistem em uma esteira da série E4.1 comprovada, suportes de montagem correspondentes, elementos de alívio de tensão, separadores, uma calha guia com ou sem barra deslizante, conjuntos de instalação adequados e uma chave de fenda igus. Se a esteira porta cabos não estiver mais em uso devido à vida útil da máquina e do sistema, a igus a recuperará e garantirá a reciclagem. O usuário recebe um voucher com base no peso líquido.

Saiba mais sobre esteiras rotativas em:  www.igus.com.br/PRM

Sobre a igus

A igus GmbH desenvolve e produz plásticos para movimentação. Esses polímeros de alto desempenho livres de lubrificação melhoram a tecnologia e reduzem os custos onde quer que as coisas se movam. A igus é líder mundial de mercado em sistemas de esteiras porta cabos, cabos altamente flexíveis, buchas autolubrificantes e lineares, assim como tecnologia de fusos de tribopolímeros. A empresa familiar com sede em Colônia na Alemanha, está representada em 35 países e emprega 4.900 pessoas em todo o mundo. Em 2021, a igus faturou 961 milhões de Euros. A pesquisa realizada nos maiores laboratórios de testes do setor proporciona constantemente inovações e mais segurança aos clientes. Estão disponíveis em estoque 234.000 itens e a vida útil pode ser calculada online. Nos últimos anos, a empresa expandiu-se, criando start-ups internas, por ex. para rolamentos de esferas, acionamentos para robôs, impressão 3D, a plataforma RBTX para Robótica Lean e "smart plastics" inteligentes para a Indústria 4.0. Entre os investimentos ambientais mais importantes estão o programa “chainge” - reciclagem de esteiras porta cabos usadas - e a participação em uma empresa que produz óleo a partir de resíduos plásticos.

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM