Scania investe cerca de um bilhão de coroas suecas em nova pista de testes para veículos autônomos e eletrificados

Há um rápido desenvolvimento de veículos autônomos e eletrificados. A Scania planeja, portanto, mais investimentos em Södertälje, na Suécia; uma nova pista de testes onde os futuros veículos serão testados e conduzidos como parte das operações de pesquisa e desenvolvimento da Scania. 

“Nossa ambição é ser líder na eletrificação de veículos pesados ​​e também fortalecer nossa capacidade em veículos autônomos ao longo do tempo. Serão necessários grandes investimentos para permanecer na vanguarda. Avaliamos e examinamos a possibilidade de construir uma pista de teste adaptada para veículos futuros para atender à demanda em autonomia e eletrificação que vemos a caminho”, diz Anders Williamsson, chefe de operações industriais da Scania. 

A Scania concluiu recentemente uma nova fundição e está em andamento o trabalho com um novo prédio para montagem de baterias, ambos localizados em Södertälje. Agora, a Scania planeja mais um investimento de cerca de 975 milhões de coroas suecas, e desta vez trata-se de uma nova pista de testes, bem como uma extensão das existentes.

”Continuamos a investir localmente em Södertälje, para estarmos próximos de toda a cadeia com produção, desenvolvimento e testes. É vital para a Scania, mas também importante para o cluster de veículos na região metropolitana de Estocolmo e para a capacidade da Suécia de liderar o desenvolvimento de soluções de transporte sustentáveis”, diz Williamsson.

Se a candidatura da Scania ao conselho administrativo de contagem (Länsstyrelsen) for aceite, a ambição é iniciar os trabalhos durante 2022, e espera-se que isso dure até pelo menos 2026.

Ilustração da pista de teste de veículos autônomos e eletrificados da Scania, na Suécia. Imagem: Divulgação