Danfoss anuncia resultado anual recorde e acima das expectativas para 2021

Vendas atingiram 7,5 bilhões de euros, alta de 29% em relação a 2020.

Em 2021, as vendas da Danfoss, líder global nos setores de refrigeração, ar condicionado, climatização, automação industrial e hidráulica móbil para segmentos variados, aumentaram 29% em relação a 2020, para 7,5 bilhões de euros, o que foi um nível recorde. O crescimento orgânico atingiu 18% na comparação entre os anos. A aquisição do negócio de hidráulica da Eaton, concluída há cinco meses, adicionou 786 milhões de euros ao faturamento. A multinacional dinamarquesa apresentou, ainda, um grande crescimento em todas as regiões e os investimentos em inovação (I&D) aumentaram 23%, para 328 milhões de euros. Ao mesmo tempo, os lucros operacionais da Danfoss atingiram o nível mais alto de todos os tempos com EBITA de 969 milhões de euros e margem EBITA de 12,8%. O lucro líquido atingiu 631 milhões de euros, um aumento de 45% diante do ano anterior.

“Nunca vimos oportunidades melhores para a Danfoss. É nossa ambição ser o parceiro tecnológico líder para nossos clientes na transição verde – descarbonização por meio de eficiência energética, baixas emissões e eletrificação. Afinal, a energia mais verde é a energia que não usamos. Nosso direcionamento está claramente refletido em nossos resultados anuais de 2021. A companhia apresentou os melhores resultados de sua história e estamos em uma posição financeira muito robusta”, afirma Kim Fausing, Presidente e CEO da Danfoss.

"O que me deixa mais orgulhoso é como nossas equipes continuam lidando com a pandemia e com os desafios significativos com a cadeia de suprimentos enquanto entregam um ano recorde e transformacional. Infelizmente, esses desafios consideráveis ​​afetaram nosso atendimento ao cliente e todos os nossos três segmentos foram afetados pela pressão inflacionária. Continuaremos a fazer tudo o que pudermos para atender nossos clientes e seguiremos com nossos altos investimentos em expansão de capacidade, inovação e digitalização da Danfoss”, complementa Fausing.

Sustentabilidade

“A sustentabilidade faz parte do propósito da Danfoss desde que a empresa foi fundada. Nosso DNA e nossa cultura têm sido fundamentais na construção de nossa posição de liderança em vários setores. Olhando para 2030, a empresa integrará novas metas e ambições ESG com base na iniciativa Science Based Targets”, comenta o executivo.

A Danfoss aspira a assumir posições de liderança em Descarbonização, Circularidade e Diversidade e Inclusão, seguindo comprometida com descarbonizar nossas operações globais até 2030 e melhorar a diversidade de gênero, com mulheres ocupando 30% dos cargos de liderança até 2025, ao mesmo tempo em que reformula sua abordagem para construir uma equipe diversificada e inclusiva. Assim, a companhia crê que isso será uma vantagem competitiva.

A multinacional dinamarquesa continuará investindo em sustentabilidade e melhorando sua pegada climática, definindo metas com base na iniciativa Science Based Targets e estendendo sua robusta abordagem para incluir toda a cadeia de valor. Todo esse progresso em sustentabilidade será acompanhado da mesma forma que é feito na parte financeira, com dados sólidos e uma abordagem sistemática.

Perspectivas 2022

A Danfoss assume uma expectativa positiva no mercado com a ambição contínua de expandir ou manter sua participação nele. A perspectiva inclui um ano inteiro como detentora do negócio de hidráulica da Eaton e espera-se que as vendas fiquem em um valor entre 8,8 a 9,8 bilhões de euros para 2022. A margem EBITA deverá ficar na faixa de 11,4-12,9%, após investimentos contínuos no desenvolvimento de novos produtos e soluções. O crescimento esperado e o desempenho da lucratividade dependem do desenvolvimento da pandemia, das interrupções globais da cadeia de suprimentos, bem como da continuação das atuais fortes taxas de crescimento da economia mundial.

Em relação ao conflito entre a Ucrânia e a Rússia, a primeira prioridade da companhia é manter seus colaboradores seguros. A Danfoss está monitorando a situação cuidadosamente e agirá de acordo.