Exclusiva

Dassault Systèmes dá início ao 3D Experience World 2022 e anuncia relocação de liderança

Gian Paolo Bassi é promovido a Vice-Presidente Executivo do portfólio 3DExperience Works; Manish Kumar, líder de P&D da SolidWorks, assume seu lugar como CEO da marca.

Durante a abertura do evento anual 3DExperience World 2022, a Dassault Systèmes anunciou a mudança no quadro de liderança da empresa, nesta segunda-feira (7). Gian Paolo Bassi, até então CEO da SolidWorks, agora responde por todo portfólio 3DExperience Works. Com a mudança, Manish Kumar, Vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da SolidWorks também passa a assumir a cadeira de CEO da SolidWorks. O 3DExperience World 2022 acontece até quarta-feira (9), em um evento totalmente on-line.

Gian Paolo Bassi tem mais de 25 anos de experiência nas indústrias 3D, CAD e PLM e sua nomeação segue a criação do 3DExperience Works, em 2019, um portfólio de soluções em nuvem na plataforma 3DExperience da Dassault Systèmes, adaptado para clientes SolidWorks e todas as empresas de médio porte e seu ecossistema. 

Como CEO da SolidWorks, Bassi liderou o desenvolvimento das futuras estratégias de produtos e tecnologia da marca projetadas para desktop e nuvem. Agora, o executivo liderará uma extensa organização dedicada ao crescimento contínuo da 3DExperience Works e à maximização do valor entregue ao espaço de inovação convencional, segundo comunicado da empresa.

De acordo com o executivo, a SolidWorks é a estrutura do portfólio 3DExperience, e agora esse “bebê” precisa de atenção, disse Bassi em coletiva de imprensa durante o evento anual, que segue até quarta-feira (9).

Como tem demonstrado nos últimos anos, a Dassault Systèmes segue investindo no portfólio 3DExperience como seu carro-chefe de soluções de ponta a ponta para o desenvolvimento de produtos.

“Achamos que é a maior Plataforma de Inovação já desenvolvida”, disse Bassi. “Você aprenderá nos próximos três dias que essas soluções oferecem recursos não apenas no design, mas também na fabricação, simulação, gerenciamento de dados e outros. Afinal, há muito mais envolvido no desenvolvimento de produtos do que no design”, disse o executivo durante a abertura do evento.

Manish Kumar, líder de P&D, assume a cadeira de CEO da SolidWorks.
Imagem: Divulgação.

Tradicionalmente, líderes de Pesquisa e Desenvolvimento assumem cargos de liderança nos negócios da empresa. Desta vez não foi diferente. Manish Kumar, responsável pela P&D do SolidWorks desde 2018, adiciona o cargo de CEO da marca às suas responsabilidades.


Continua depois da publicidade


Kumar, como Vice-Presidente de P&D do SolidWorks, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de estratégias de produtos e tecnologia da SolidWorks. Kumar ingressou na equipe de P&D do SolidWorks em 1998 como desenvolvedor de software. Ele foi um dos principais contribuintes para o desenvolvimento inicial do SolidWorks em várias áreas, como tradutores, revestimento, modelagem, sketcher, montagem, soldagem, chapas metálicas e desenhos. Ele também liderou o desenvolvimento do 3DExperience no SolidWorks P&D. 

Com seu papel adicional como CEO da SolidWorks, o executivo liderará os estreitos relacionamentos entre P&D e a comunidade de usuários da marca e acelerará a adoção do portfólio SolidWorks.

À imprensa, Kumar disse se orgulhar de sua trajetória, sobretudo no que diz respeito ao trabalho de integração e colaboração da plataforma de design; o pacote completo de ferramentas disponíveis em qualquer dispositivo de qualquer lugar; e o SolidWorks Cloud -  uma seleção em nuvem de soluções voltadas exclusivamente para designers mecânicos e industriais que normalmente trabalham nos setores de equipamentos industriais, alta tecnologia, ciências da vida e indústrias domésticas e de estilo de vida.

Em comunicado, Philippe Laufer, Vice-Presidente Executivo de Marcas Globais da Dassault Systèmes, disse que Bassi e Kumar são responsáveis pelo sucesso do portfólio 3DExperience Works. 

“O crescimento do SolidWorks, impulsionado por sua tecnologia de inovação contínua e líder, continuará e acelerará sob Manish”, disse Laufer. “É devido ao trabalho talentoso de Gian Paolo e Manish que a 3DExperience Works cresceu tanto que agora requer um executivo dedicado que a lidere até 2022 e além”.