Logomarca Indústria 4.0

Librelato investe R$ 12 milhões na maior Célula de Solda Robotizada da América Latina

A nova tecnologia permitirá a solda completa de um implemento em apenas 30 minutos, uma redução de 35% no tempo de produção do implemento.

Por: Assessoria de Imprensa Librelato      20/01/2022 

A Librelato investiu R$ 12 milhões no que afirma ser a maior Célula de Solda Robotizada da América Latina, que soldará a estrutura completa do implemento, e não apenas uma parte dele.

O projeto, que teve duração de dois anos, permitirá a solda completa de um implemento em apenas 30 minutos, uma redução de 35% no tempo de produção, o que viabiliza a fabricação de 25 implementos/dia, um aumento de 20%.

O equipamento começou a ser instalado em 2021 na fábrica de Criciúma (SC) e a previsão para que ele comece a operar é de março deste ano. Nesse período os operadores passaram por treinamentos específicos para trabalhar com o equipamento de forma segura e produtiva.

O objetivo dessa célula é melhorar a qualidade final do produto, padronizando a soldagem. Isso se refletirá diretamente na maior satisfação do cliente final.

Para a Librelato, há diversos benefícios com o uso desta tecnologia, como por exemplo, a redução do tempo de atravessamento do implemento na linha de montagem. “Além disso, haverá melhora na qualidade. Anteriormente o operador precisava realizar a operação de forma manual como soldador e agora a máquina fará o trabalho oportunizando ao operador crescimento e aprendizado”, explica Rodrigo Corso, Gerente de Excelência Operacional.

O profissional destaca que a Librelato será a primeira implementadora da América Latina a trabalhar com um sistema automatizado, a soldar o implemento de forma completa. “É uma célula realmente muito grande, de alta complexidade.  

A empresa escolheu alguns fornecedores para o desenvolvimento da tecnologia. Esses parceiros atenderam todo o processo desde a sua montagem até a finalização do produto na linha de montagem.

Indústria 4.0

A Indústria 4.0 está sendo responsável por transformar toda a cadeia produtiva do setor de implementos, desde as áreas de projetos e fabricação dos produtos, até a estrutura interna da empresa e sua comunicação com clientes e fornecedores. A aplicação da internet industrial e da robótica está movimentando o mercado e trazendo inovações que são capazes de aumentar a produtividade e estimular os negócios.


Continua depois da publicidade


“A Célula de Solda Robotizada terá toda a integração em tempo real. Da minha casa, pelo meu celular, eu conseguirei ver o que está acontecendo na produção e isso é um grande avanço para a Librelato e seus clientes finais”, finaliza Rodrigo Corso.

Librelato inova com a maior Célula de Solda Robotizada da América Latina. Imagem: Divulgação.

 

Gostou? Então compartilhe: