Embraer vende fábricas de Portugal para empresa espanhola por US$ 172 milhões

A Embraer e a Aernnova, empresa de referência internacional no fornecimento de aeroestruturas, anunciaram uma parceria estratégica para as unidades industriais Embraer Metálicas e Embraer Compósitos, localizadas no Parque da Indústria Aeronáutica de Évora, Portugal. A transação contempla a venda de todas as ações das subsidiárias integrais da empresa para a Aernnova pelo preço de referência de US$ 172 milhões, sujeito a ajustes na data de fechamento. O acordo visa aumentar a produção dos centros de excelência, cuja operação tem importância estratégica para os produtos atuais e futuros da Embraer.

Com 37.100 e 31.800 metros quadrados respectivamente, e empregando cerca de 500 pessoas, essas instalações combinam as mais avançadas tecnologias em construção de estruturas metálicas e compostas com um alto nível de digitalização e automação dos processos de produção da planta.

Entre outras atividades, ambas as fábricas produzem peças para asas, estabilizadores verticais e horizontais para programas como os jatos executivos Praetor 500 e Praetor 600, as duas gerações da família de jatos comerciais E-Jets e a aeronave multimissão KC-390 Millennium. As unidades industriais de Évora vão constituir o maior centro de produção da Aernnova no mundo.

Nos termos da parceria, a Aernnova assume a operação das plantas industriais de Évora ao mesmo tempo que assina um contrato de fornecimento para garantir os atuais pacotes de produção das aeronaves da Embraer.

Este acordo fortalece a posição da Aernnova como fornecedora de nível 1 para aeronaves de corredor único e melhora sua presença nos mercados aeroespacial executivo e de defesa. A atividade das instalações de Évora irá adicionar cerca de 170 milhões de dólares às receitas da Aernnova. A capacidade industrial nas fábricas de Évora também permitirá à Aernnova expandir ainda mais as atividades atuais de Évora com novos contratos da Embraer ou de outros fabricantes de aeronaves.


Continua depois da publicidade


“Temos o prazer de anunciar esta parceria com a Aernnova, fornecedor de referência mundial no segmento das aeroestruturas, que permitirá aumentar o nível de ocupação das fábricas em Évora, diversificar a sua base de clientes e trazer novas oportunidades de negócio”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “Este acordo é um passo importante para a iniciativa estratégica de otimização da pegada, que visa melhor uso de nossos ativos e melhorar a rentabilidade da empresa.”
 
“Este acordo é mais um passo à frente na estratégia de crescimento da Aernnova, reforçando ainda mais o status da empresa como líder global no projeto e fabricação de aeroestruturas. Pretendemos desenvolver ainda mais as operações das instalações, e estabelecer Évora como uma referência global de fabricação de aeroestruturas, com o apoio técnico e comercial do grupo Aernnova, e com o compromisso contínuo da empresa com uma indústria aeronáutica digital e sustentável”, disse Ricardo Chocarro, CEO da Aernnova.

Com esse movimento estratégico, a Embraer reforça e consolida seu compromisso com Portugal, país onde a empresa mais investe em sua capacidade industrial fora do Brasil e que é um local estratégico para a presença da Embraer na Europa.

O fechamento da transação está sujeito ao cumprimento de certas condições que as partes esperam cumprir no primeiro trimestre de 2022.


Tópicos: