Logomarca Indústria 4.0

Siemens lança aplicativo que usa realidade aumentada para manutenção de indústrias de processo

Solução faz gerenciamento consistente de dados através de um dispositivo fácil de usar.

Por: Assessoria de Imprensa      10/01/2022 

Empresa focada em tecnologia e líder em soluções para a indústria, a Siemens reforça seu portfólio com o lançamento do "Comos Mobile Worker", novo aplicativo de software para gerenciamento de dados móveis com funcionalidades integradas de realidade aumentada. O novo dispositivo foi desenvolvido em cooperação com a Augmensys GmbH, especialista na área de gestão de dados móveis e realidade aumentada. 

Para a manutenção rápida e segura das plantas de processo, o aplicativo Comos Mobile Worker visualiza e processa todos os dados necessários, por exemplo, de sistemas ERP, dados de engenharia e também dados vivos do sistema de controle de processos em uma interface fácil de usar. Graças à conexão direta com o software de engenharia Comos, todos os dados de engenharia podem ser vinculados e, assim, possibilitar uma visão holística da planta. Alterações ou anotações podem ser transferidas de forma fácil e segura através da troca bidirecional entre os sistemas. 

A integração dos dados de localização também suporta navegação no local. Se necessário, a realidade aumentada exibe as informações relevantes para o usuário em um dispositivo móvel, como um tablet, smartphone ou óculos de dados. O usuário pode editar os dados diretamente no campo e, por exemplo, documentar pacotes de trabalho como "feito" e importar fotos e notas de volta para as fontes de informação correspondentes através de uma interface bidirecional. Essas informações ficam acessíveis a todos os funcionários autorizados e, por sua vez, podem ser processadas diretamente. 

Ao entrar em contato com o técnico de serviço via chat por vídeo, os tempos de inatividade não planejados da planta podem ser reduzidos a um mínimo ou evitados completamente. Os casos de uso incluem comissionamento, inspeção, manutenção móvel e acesso remoto a especialistas. Uma conexão contínua de Ethernet do sistema não é necessária, pois os dados processados pela função offline podem ser sincronizados retrospectivamente.


Continua depois da publicidade


O aplicativo Comos Mobile Worker é baseado na plataforma de software UBIK do parceiro da Siemens, Augmensys, e também pode ser usado de forma autônoma. A solução faz parte do "Siemens Digital Worker", um conceito que permite a equipe operacional digitalizar e automatizar o trabalho no campo utilizando tecnologias de ponta, como AR/VR. 

Gostou? Então compartilhe: