por Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.    |   06/12/2021

Limpeza de um equipamento que usa óleo solúvel para corte: como fazer?

Você sabia que  um dos procedimentos mais importantes para preservar a durabilidade e a qualidade do óleo solúvel para corte, é a realização da perfeita e constante limpeza do equipamento?  Saiba que manter as máquinas e equipamentos devidamente limpos de outros lubrificantes, inclusive do óleo solúvel em água oriundo de processos anteriores, prolonga a vida útil do lubrificante novo que será adicionado ao reservatório. A remoção de resíduos sólidos provenientes de processos anteriores de usinagem é um procedimento a ser adotado para quem deseja que não ocorram problemas de estabilidade da emulsão. O óleo solúvel para usinagem, notadamente o óleo solúvel mineral é muito suscetível à contaminação bacteriológica, e para evitar que ocorra a proliferação de fungos e bactérias, deve-se realizar uma limpeza periódica dos equipamentos, de suas tubulações e sistemas de filtragem.  

Fazendo a limpeza do Equipamento que utiliza Óleo Solúvel para Usinagem

A limpeza do equipamento deve ser iniciada com a adição do bactericida Makro Max 660 a 0,3 % na emulsão do óleo solúvel para usinagem que será descartada. A seguir, deve-se colocar a emulsão com o bactericida para circular no equipamento por um período entre 24 horas e 48 horas. Após este prazo, deve-se drenar e remover todo o óleo solúvel de corte usado, fazer a limpeza da esteira do equipamento e do seu tanque. A seguir completar o tanque do equipamento com água e deixá-la circular por todo o sistema, para que esta retire todo o resíduo de óleo solúvel para usinagem usado para evitar que ocorra a contaminação do novo óleo solúvel em água que será adicionado.

Realizando a manutenção da limpeza do equipamento que utiliza Óleo Solúvel para Corte

Para prolongar a vida e preservar a qualidade do óleo solúvel para corte, uma limpeza regular do equipamento é tão importante quanto à limpeza previa. Deve-se também uma vez por semana realizar a completa remoção dos cavacos e do “tramp oil” (óleo lubrificante sobrenadante). Recomenda-se que o procedimento da limpeza deva ser feito a cada quatro meses, onde dentro do reservatório do equipamento deve ser mantido um volume mínimo do óleo solúvel para usinagem, para evitar a geração de um maior volume de lubrificante a ser descartado.

Utilizando corretamente o Óleo Solúvel para Corte

Quando do enchimento do reservatório para a troca da emulsão do óleo solúvel para corte, recomenda-se (*) preparar uma solução com uma concentração média a 5%. Nas reposições do óleo solúvel para usinagem, dependendo do processo, podem ser utilizadas soluções com concentração a 3%.

Recomenda-se verificar semanalmente durante o processo produtivo, as concentrações nos equipamentos e para o caso de um óleo solúvel semissintético recomenda-se trabalhar no máximo com a concentração a 7%. Quando a concentração do óleo solúvel para corte estiver acima deste valor, deve-se fazer a adição de água o suficiente para que a concentração permaneça entre 5 a 7%, notadamente para as operações realizadas em tornos. Em operação e feitas em retificas usar uma concentração do óleo solúvel para usinagem de 3%.


Continua depois da publicidade


Cabe esclarecer que uma concentração do óleo solúvel de corte acima do indicado irá gerar um consumo maior do lubrificante, gerando um aumento dos custos e da possibilidade da formação de nevoa, o que poderá “lubrificar” toda a parte externa do equipamento, formando um filme oleoso mais denso.

(*) Recomendações indicativas para um óleo solúvel de corte, podendo variar de acordo com o tipo de equipamento, o tipo de óleo solúvel e o metal que se pretende usinar.

A importância da manutenção da concentração do óleo solúvel para usinagem é fundamental para o processo devido aos seguintes fatores:

  • contribui para manter a estabilidade da emulsão do óleo solúvel para corte;
  • prolonga a vida útil do óleo solúvel para usinagem;
  • melhora as condições no ambiente de trabalho;
  • ajuda na conservação evitando a oxidação do equipamento e peças;
  • proporciona uma maior vida útil para as ferramentas de corte

Vantagem e desvantagem entre óleo solúvel sintético e óleo solução minenal

Para a aquisição do óleo solúvel de corte ou informações técnicas de como melhor preservar a solução do óleo solúvel para usinagem, entre em contato com a CADIUM, que os nossos profissionais estarão prontamente à disposição para ajudá-lo. Aguardamos o seu contato através do e-mail [email protected], ou pelos nossos telefones 11-4047-9292 (PABX) / 11-97130-3099 (WhatsApp). Consulte a CADIUM.

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
Tópicos:

Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.