por
Gabriela Pederneira* | 06/12/2021
Notícias
Softwares conseguem agilizar, automatizar e otimizar o uso de ferramentas no chão de fábrica.
O Gerenciamento de Ferramentas é um setor estratégico dentro de qualquer indústria, porém ainda muito negligenciado. As fábricas tendem a ter um trabalho manual e pouco efetivo no controle, gestão e uso de suas ferramentas de corte, o que impacta diretamente na competitividade e lucro do negócio.
Pablo Castro, engenheiro, traz em um artigo exemplos reais de problemas enfrentados nas indústrias por falta de um gerenciamento de ferramentas eficiente:
Esse é um cenário que se replica na maioria das indústrias. De acordo com um texto adaptado do livro Tool Management Strategies, pela Adeptmec, por exemplo, cerca de “30% das solicitações dos operadores e supervisores de produção não são atendidas adequadamente pelo Almoxarifado de Ferramentas”.
Isso tudo contribui para a ineficiência operacional, aumento de custos, aumento do tempo de produção e falta de competitividade no mercado.
A solução para esse cenário é a implementação de processos e tecnologias de Gerenciamento de Ferramentas - o que, de quebra, ajuda na diminuição e até eliminação completa do uso de papel.
No Brasil, ainda são poucos os softwares que oferecem o controle completo do ciclo de vida útil das ferramentas, mas algumas empresas que vendem o ferramental sabem da importância desse serviço e o oferecem como parte complementar do negócio.
Esses softwares automatizam o controle das ferramentas, rastreiam seu uso, organizam as informações tecnológicas digitalmente, impedem a redundância e alertam quando elas começam a se tornar obsoletas. Esses benefícios são importantes para diversos setores, como:
Além de beneficiar vários setores, o gerenciamento de ferramentas traz como solução para os negócios a integração entre as áreas, geração de dados sobre a produção, responsabilidade de todos sob os recursos da usinagem, melhora do produto final e agilidade.
Continua depois da publicidade |
*Artigo desenvolvido com exclusividade para a Adeptmec.
Obtenha dicas práticas de como identificar custos escondidos
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa