Vasco 3000 CI maximiza a vida útil das ferramentas em até 55% e aumenta a produtividade dos fabricantes de automóveis

No início dos anos 2020, a fabricante chinesa de peças automotivas Yuhuan Jingrun Machinery Co. Ltd. entrou em contato com os especialistas em fluidos para usinagem da Blaser Swisslube China para discutir desafios urgentes: Os custos das ferramentas eram altos demais e a utilização das máquinas, assim como a eficiência da produção, não conseguiam atender às expectativas. Após uma análise profunda dos processos, materiais e ferramentas, a Blaser Swisslube propôs o uso do fluido de corte, isento de óleo mineral, Vasco 3000 CI. Com resultados excelentes: a vida útil da ferramenta aumentou entre 30% e 55%, a confiabilidade do processo foi mantida e os custos com o fluido refrigerante foram reduzidos.

A Yuhuan Jingrun Machinery Co., Ltd. fica localizada na cidade de Yuhuan,
perto de Taizhou, província de Zhejiang, China. Imagem: Divulgação.

Yuhuan Jingrun Machinery Co. Ltd., fundada em 2018 e localizada na cidade de Yuhuan, no leste da China, é uma fabricante jovem, porém ambiciosa, e cresce rapidamente no setor de peças automotivas. A empresa produz principalmente peças automotivas, peças para motocicletas e peças de motores. Os processos de fabricação incluem fundição e forjamento de peças em bruto, bem como usinagem de precisão. Os materiais incluem ferro fundido, aço carbono, ligas de aço, aço inoxidável e outros.

Para oferecer mais produtos de alta qualidade, os tomadores de decisão da Yuhuan Jingrun quiseram focar na melhoria da qualidade do produto, ao mesmo tempo em que otimizavam o custo geral. O Sr. Dasheng Zeng, supervisor responsável pela produção, explica: "Tínhamos o problema de altos custos de ferramentas devido à vida útil das ferramentas muito reduzida. A eficiência da produção e a utilização das máquinas não atendiam às nossas expectativas. Estabelecemos a meta de criar um processo confiável e altamente eficiente, aumentar a vida útil da ferramenta e melhorar a eficiência de produção”. Ao mesmo tempo, Yuhuan Jingrun visou reduzir o custo dos fluidos para usinagem.

O fluido refrigerante torna-se uma ferramenta líquida

No início do ano de 2020, os tomadores de decisão da Yuhuan Jingrun e da Blaser Swisslube China discutiram a situação. Jack Wang, representante de vendas da Blaser, recorda: "A Blaser é conhecida por uma abordagem abrangente. É fundamental avaliar todos os parâmetros, como qualidade da água, ferramentas, máquinas e materiais, para identificar o potencial de otimização do processo como um todo". Se o fluido para usinagem combinar perfeitamente com todas as circunstâncias, torna-se uma ferramenta líquida e influencia todos os outros fatores - produtividade, vida útil da ferramenta, qualidade superficial, limpeza da máquina, etc... - de uma forma muito positiva. “Após a nossa análise profunda, recomendamos o uso do Vasco 3000 CI”, disse Wang.


Continua depois da publicidade


Os fluidos de corte da família Vasco da Blaser Swisslube são isentos de óleo mineral. São de base éster e, devido à sua polaridade e aditivos antidesgaste selecionados, oferecem um desempenho excelente quando se trata de operações de corte altamente exigentes. Eles são resistentes a altas pressões e temperaturas, graças a uma película lubrificante compacta. Os fluidos de corte da família Vasco são ideais para usinagem de uma gama abrangente de materiais desde ligas de alumínio até titânio.

Fase de teste bem-sucedida

Em maio de 2020, o novo fluido refrigerante foi testado num centro de usinagem horizontal Mazak por três meses. As peças produzidas por esta linha de produção são pinças de freio para caminhões. O material é ferro fundido dúctil QT550, a produção é de 25.000 peças por ano. As peças são fabricadas com operações de fresamento de face, mandrilamento e furação. Antes do Vasco 3000 CI ser introduzido, os engenheiros da Blaser Swisslube ajudaram a equipe de produção da Yuhuan Jingrun na limpeza do tanque da máquina e, posteriormente, o novo fluido de usinagem foi colocado. 

“Durante a fase de teste, acompanhamos e otimizamos cada parâmetro separadamente, de maneira que pudéssemos melhorar continuamente o processo de produção”, disse Jack Wang da Blaser Swisslube China.

A fase de testes foi bem-sucedida: Após otimização contínua, a vida útil da fresa de face D 160 pôde ser aumentada em 30%, a vida útil de uma pastilha de furação especial aumentou em 39% e a vida útil da ferramenta de mandrilamento de precisão aumentou em 55%. A confiabilidade do processo permaneceu no mesmo alto nível. Devido à concentração do fluido refrigerante usado ser menor que antes, os custos do fluido refrigerante também puderam ser reduzidos. "Menores custos com fluido refrigerante, melhor limpeza da máquina e uma vida útil da ferramenta consideravelmente mais longa - isso foi possível devido ao excelente poder lubrificante do Vasco 3000 CI", disse Jack Wang. 

A produção das pinças de freio de caminhão foi otimizada com o uso
do fluido de corte da Blaser, Vasco 3000. Imagem: Divulgação.

Custos gerais reduzidos

Com a vida útil mais longa da ferramenta, os parâmetros do processo puderam ser ajustados, e o resultado e eficiência da máquina foram maximizados. O Sr. Zeng da Yuhuan Jingrun resume: "Por causa do excelente desempenho lubrificante, aumentamos a eficiência da operação em 18% e reduzimos o custo geral. Economizamos 61.417 Yuans chineses por ano numa única máquina.” 

Parceria para o futuro

Como a cooperação inicial foi bem-sucedida, a Yuhuan Jingrun tem um forte interesse e confiança nos produtos e no conhecimento técnico da Blaser Swisslube. O Vasco 3000 CI tem sido usado há mais de um ano e meio e atendeu a todas as altas expectativas da empresa. É por isso que a Blaser Swisslube e a Yuhuan Jingrun buscam fortalecer a colaboração no futuro. Numa próxima etapa, os especialistas da Blaser vão analisar os processos de retificação com o objetivo de agregar valor para o cliente. 

As máquinas permaneceram limpas desde a mudança para a nova
solução de fluido refrigerante. Imagem: Divulgação

Fatores como eficiência na produção e qualidade do processo dependem criticamente da escolha e da qualidade dos fluidos de usinagem e da expertise dos especialistas do processo. Além dos excelentes fluidos refrigerantes, é a expertise em vendas, P&D, tecnologia e assistência técnica ao cliente que tornam a Blaser Swisslube uma parceira preferencial na busca pela máxima eficiência.

Operador de máquina da Yuhuan Jingrun Machinery trabalhando.
Imagem: Divulgação