Logomarca Indústria 4.0

Evento da Siemens combina os mundos real e digital para auxiliar as empresas a agirem de forma flexível e sustentável

Evento ocorre até sexta-feira (26), totalmente on-line.

Por: Assessoria de Imprensa      24/11/2021 

Em linha com o tema "Infinitas oportunidades a partir de dados infinitos", a Siemens realiza evento 100% virtual nesta semana para apresentar novos produtos, serviços e soluções de seu portfólio Digital Enterprise que permitem aos clientes das indústrias de manufatura e processos responder a necessidades de mercado cada vez mais especificas. Com soluções que combinam os mundos real e digital, as indústrias podem, assim, aproveitar os benefícios da automação, eletrificação e digitalização para atuar de forma flexível e sustentável e, ao mesmo tempo, fazer uso extensivo dos dados gerados.

Os participantes (link de inscrição abaixo) tem a oportunidade de acompanhar as novidades da Siemens para a indústria por meio de um showroom 3D virtual e também participar de conversas com especialistas para ampliar seus conhecimentos. As inovações e destaques em exposição incluem: a conexão de drives com a plataforma Siemens Industrial Edge, um roteador industrial 5G para o gabinete de controle, bem como uma solução de software para a simulação de drives. Além de novos serviços e soluções de gestão de peças sobressalentes e um marketplace B2B para empresas, será apresentado ainda uma abordagem baseada em ecossistema para a troca de dados de emissões.

Diante do fato de que a cadeia de suprimentos é responsável pela maior parte da pegada ecológica dos produtos, a descarbonização da indústria é um desafio que deve ser enfrentado por todos os stakeholders em conjunto. Como fornecedora líder de tecnologia de automação e software do setor, a Siemens lançou uma nova solução para a consulta, cálculo e transferência eficiente de informações sobre a pegada de carbono do produto real (PCF).  A SiGreen permite trocar dados de emissões ao longo da cadeia de suprimentos e combiná-los com dados da criação de valor de uma empresa, a fim de obter a verdadeira pegada de carbono de um produto. Para isso, a Siemens disponibiliza uma rede aberta com o objetivo de permitir que fabricantes, fornecedores, clientes e parceiros troquem dados confiáveis de PCF. Com a SiGreen apoiando as empresas no rastreamento de sua Pegada de Carbono do Produto, elas podem tomar medidas de redução direcionadas fornecendo um efeito quantificável. A gestão de CO2 auxilia as empresas em seu caminho para a neutralização da pegada de carbono e as ajuda a transformar a sustentabilidade em uma vantagem competitiva decisiva.


Continua depois da publicidade


No setor de Industrial Edge da Siemens, a empresa estabeleceu um mercado independente e com diversos fabricantes para clientes do setor. O mercado serve como um mecanismo de transação para a Siemens Industrial Edge: uma plataforma inovadora de TI que permite a implantação escalável de tecnologias de TI no chão de fábrica em um ambiente de compras. Além dos aplicativos Siemens Edge para as indústrias de manufatura discreta e de fabricantes de máquinas, provedores terceirizados como Braincube, Cybus, SeioTec e Tosibox já começaram a listar seus produtos e serviços no mercado. Assim, os clientes se beneficiam de uma ampla gama de componentes de software, oferecidos por inúmeros provedores e fabricantes, que podem integrar em seus processos de fabricação de forma padronizada. Hoje, a oferta multifacetada já varia de conectividade, armazenamento de dados, visualização e análise até monitoramento de máquinas, além de gerenciamento de energia e ativos. Como uma plataforma de software aberto, a Industrial Edge fornece assim a base ideal para criar um ecossistema de Edge Computing.

O portfólio Industrial Edge também está crescendo no lado do hardware. O PC industrial Simatic IPC427E com placa aceleradora de IA google coral pré-instalada baseada na tecnologia de processador de última geração vem como um Microbox PC: a plataforma ideal para aplicações de Edge Industrial e Inteligência Artificial (IA).

No campo da tecnologia de drives, a Siemens demonstra que a integração dos equipamentos em uma abordagem de digitalização consistente é de importância crítica. Com seu DriveSimBasic, a empresa lançou uma solução de software para simulação, adaptação e otimização de constelações de acionamento e seu comportamento em máquinas e plantas industriais. Esta solução inovadora projetada pela Siemens torna rápido e fácil para os fabricantes de máquinas e indústrias começarem com a simulação de tecnologia de acionamento e, assim, acelerar sua fase de desenvolvimento. Graças ao Analyze MyDrives Edge, as unidades agora também podem ser conectadas à plataforma Industrial Edge a fim de analisar seus dados quase em tempo real.

Comunicação industrial e redes, identificação e localização formam a base para a digitalização da indústria. Com seu Scalance MUM853-1, a Siemens está apresentando um roteador 5G industrial pela primeira vez no evento virtual. O dispositivo conecta aplicações industriais locais a redes móveis sem fio 5G, 4G (LTE) e 3G (UMTS). O roteador pode ser usado para monitorar remotamente e servir plantas, máquinas, elementos de controle e outros dispositivos industriais através de uma rede 5G pública – com a maior flexibilidade e altas taxas de dados. Além disso, o dispositivo pode ser integrado em redes 5G privadas. O Scalance MUM856-1 suporta assim aplicações orientadas para o futuro, como robôs móveis no processo fabril, veículos autônomos em logística e aplicações de realidade aumentada para técnicos de serviços.

Os operadores de grandes redes corporativas estão cada vez mais enfrentando o desafio de intervir remotamente na produção, levando em conta diretrizes consistentes de segurança de OT e TI. Para garantir que a integração OT-IT não exponha a rede de comunicação a um potencial de ameaça aumentado, o conceito de segurança OT "Defense-in-Depth" foi expandido com o conceito de segurança de TI "Zero Trust" para implementar um conceito de acesso granular. A Siemens e a Zscaler Inc., líder em segurança na nuvem, estão fazendo parcerias para permitir que os clientes acessem com segurança sistemas e aplicações de Tecnologia Operacional (OT) na rede de produção do local de trabalho – seja trabalhando no escritório ou remotamente. Esses novos recursos permitem que os usuários gerenciem e controlem remotamente a garantia de qualidade ou diagnostiquem problemas. Além disso, os requisitos de produção em termos de disponibilidade e capacidades em tempo real continuam a ser cumpridos. Para que isso aconteça, o conector de aplicativos para o serviço de acesso remoto Zscaler Private AccessTM (ZPATM.) é instalado em um contêiner Docker na plataforma de processamento local Siemens Scalance LPE, criando assim uma solução de acesso para ambientes industriais.

A Siemens Digital Enterprise Services combina especialistas, serviços convencionais e tecnologias orientadas para o futuro. O resultado é um pacote global único que apoia empresas de todas as indústrias em sua jornada de transformação digital bem-sucedida e segura. Em seu evento virtual, a Siemens apresenta uma solução de serviço dedicada para a manutenção preditiva de estoques de peças de reposição: Serviços Preditivos para Peças sobressalentes. O gerenciamento digital e eficiente de peças sobressalentes, bem como análises abrangentes de dados logísticos históricos de peças sobressalentes e gerenciamento detalhado de obsolescência, apoiam os usuários na melhoria da disponibilidade das plantas e na redução dos custos de armazenamento – ao mesmo tempo em que otimizam o estoque de peças sobressalentes e garantem que ela esteja atualizada o tempo todo.

Inscrições para o evento pelo link: https://sie.ag/3qZY9iY

Gostou? Então compartilhe: