por Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.    |   25/11/2021

Por que o óleo solúvel semissintético é um lubrificante indicado para todas as operações de usinagem

Como a denominação do produto indica, o óleo solúvel semissintético é um lubrificante que transita entre as características de dois tipos de produtos: o fluído solúvel sintético e o óleo solúvel mineral

Em uma análise bem simples, podemos dizer que um óleo solúvel mineral é um produto que apresenta excelente poder lubrificante e um baixo custo. Já um fluído solúvel sintético possui elevada capacidade refrigerante, mas apresenta um custo bem elevado. 

O óleo solúvel semissintético, cuja denominação mais correta seria chamá-lo por óleo de corte misto ou fluido de corte biodegradável misto, apresenta em sua composição uma mistura de óleos básicos minerais e produtos químicos de base sintética, com o elevado benefício de possuir um pouco das características de cada um dos óleos mencionados e com um custo intermediário.

Quais as características do óleo solúvel semissintético?

Em relação ao óleo solúvel mineral, podemos dizer que o óleo solúvel semissintético:

  • apresenta uma maior durabilidade;
  • gera uma menor formação de depósitos indesejados e precipitados;
  • propicia a formação de uma mistura mais estável;
  • contribui para a realização de um melhor resfriamento.
  • não gera odores desagradáveis; 
  • é mais resistente às pressões e temperaturas de processo;
  • apresenta maior resistência a ataques bacteriológicos.

O óleo solúvel semissintético em relação ao fluído de corte solúvel sintético:

  • possui um menor custo;
  • apresenta uma maior lubricidade;
  • reduz a força e potência necessária para se realizar o corte;
  • propicia que a remoção dos cavacos seja facilitada; 
  • possui uma maior capacidade de evitar os efeitos de oxidação e protege melhor às peças e o equipamento;
  • é indicado para diversos tipos de operações, tanto em metais ferrosos como os não ferrosos.

O óleo solúvel semissintético é um lubrificante indicado para a usinagem em máquinas operatrizes convencionais e CNC, podendo ser utilizado em retíficas, fresas, furadeiras, mandriladoras, plainas, serras, entre outros equipamentos e operações. O óleo solúvel semissintético possui uma característica operacional semelhante ao do óleo solúvel mineral, porém oferecendo uma maior durabilidade e sendo ecologicamente mais apropriado. Devido a sua aditivação mais moderna, o óleo solúvel semissintético apresenta a tendência de juntar menos bactérias e mau cheiro em relação ao fluido de corte convencional, possuindo uma maior durabilidade o que amplia a sua frequência de troca, e consequentemente aumenta a sua vida útil.


Continua depois da publicidade


Geralmente, a necessidade de lubrificação é maior para materiais difíceis de usinar como o aço inox, e o uso de um óleo solúvel semissintético tem as características ideais para desempenhar este processo, possibilitando que se trabalhe com maiores velocidades e avanços na operação.

Em resumo podemos dizer que um óleo solúvel semissintético alia as propriedades refrigerantes do óleo solúvel sintético com as características protetivas e lubrificantes do óleo solúvel mineral

Cabe informar que a CADIUM possui uma ampla linha de óleo solúvel semissintético de última geração, formulados com aditivos de qualidade, sendo lubrificantes isentos de compostos agressivos ao meio ambiente e ao operador como nitrito, enxofre e fenóis. Se você está necessitando adquirir um óleo solúvel semissintético para o seu processo, não deixe de consultar a CADIUM.

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.

Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.