Logomarca Indústria 4.0

Líderes de negócios no Brasil declaram o fim da era de um único provedor para nuvem

Conformidade regulatória relacionada à indústria é um obstáculo significativo para 65% dos entrevistados, resultando em um aumento na adoção de nuvem especializada.

Por: IBM      05/11/2021 

De acordo com os resultados do novo estudo global da IBM sobre transformação da nuvem, houve uma mudança drástica nas necessidades de negócios, com apenas 5% dos entrevistados relatando usar uma única nuvem privada ou pública em 2021, em comparação a 45% em 2019, estabelecendo a nuvem híbrida como a arquitetura de TI dominante.

O estudo global, conduzido pelo IBM Institute for Business Value (IBV) em colaboração com a Oxford Economics, entrevistou quase 7.200 executivos C-suite de 28 indústrias e 47 países, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e México. O estudo descobriu que:

As ameaças cibernéticas estão em alta

Segundo o estudo, a complexidade de infraestrutura está criando portas de entrada que estão sendo exploradas pelos cibercriminosos. No entanto, surpreendentemente, mais de um terço dos entrevistados não indicou que melhorar a segurança cibernética e reduzir os riscos de segurança estão entre seus maiores investimentos em TI e negócios.

Ao mesmo tempo, 84% dos entrevistados disseram que segurança de dados embutida em toda a arquitetura de nuvem é importante ou extremamente importante, na maioria dos casos, para as iniciativas digitais de sucesso.

Empresas estão denunciando vendor lock-in

Aproximadamente 85% dos entrevistados disseram que, para o sucesso de suas iniciativas digitais, é importante ou extremamente importante ter cargas de trabalho sendo completamente portáteis com nenhum vendor lock-in, que ocorre quando uma empresa fica presa a apenas um fornecedor.

Aproximadamente 73% dos entrevistados disseram que vendor lock-in é um obstáculo significativo para melhorar o rendimento do negócio, na maioria ou em todas as partes de seu estado na nuvem.

A adoção de nuvem pública está evoluindo em direção a nuvens de indústrias

Aproximadamente 70% dos entrevistados nos setores de governo e serviços financeiros citaram a conformidade regulatória relacionada à indústria como um obstáculo ao desempenho dos negócios de seu estado na nuvem.


Continua depois da publicidade


"No começo da sua jornada para a nuvem, algumas empresas se envolveram com várias nuvens diferentes que criaram complexidade e partes desconectadas, potencialmente expondo-as para grandes ameaças de segurança", disse Howard Boville, Head de IBM Cloud Platform. "As descobertas de hoje reiteram que ferramentas de segurança, governança e compliance devem operar através de múltiplas nuvens e ser incorporadas em arquiteturas de nuvem híbrida desde o início para a transformação digital ser bem-sucedida."

O estudo revelou que empresas precisam avaliar como usam a nuvem em termos de adoção, velocidade, migração e oportunidade de economia de custos.

Outras recomendações incluem:

  • Foco em segurança e privacidade - determinar onde sua carga de trabalho crítica reside e examinar quem e o que tem acesso a ela. Testar regularmente se os controles de segurança e políticas de privacidade estão sendo cumpridos e também se os ativos configurados incorretamente e vulnerabilidades de software estão sendo prontamente resolvidos.
  • Avaliar quais cargas de trabalho devem migrar para a nuvem - fazer um inventário do ambiente de TI para determinar com sucesso quais cargas de trabalho e aplicações produzirão maior valor na nuvem e quais são mais adequadas para permanecer no local.
  • Fazer os dados trabalharem para você - analisar cargas de trabalho usando ferramentas baseadas em IA e melhores práticas para determinar onde e como colocá-las no lugar certo pelo motivo certo.
  • Definir uma abordagem tática - trate das compensações da tecnologia, como selecionar a melhor abordagem para aplicações específicas e gerenciar problemas importantes como segurança, governança e recuperação de desastre.
  • Determinar o tempo certo - coloque uma equipe multidisciplinar de pessoas para repensar como sua empresa cria valor para seus clientes.

Descobertas adicionais do relatório de 2021

  • Por indústria: entrevistados em indústrias regulamentadas, governo (85%) e serviços financeiros (80%) citaram ferramentas de governança e compliance que são capazes de rodar em várias nuvens como importantes para o sucesso da iniciativa digital.
  • Por indústria: apenas 1% dos entrevistados dos setores de eletrônicos, seguros, manufatura, telecomunicações, transporte e viagens relataram usar uma única nuvem pública ou privada em 2021.

Gostou? Então compartilhe: