Estratégias SMM 2024: como manter a atenção dos assinantes?

O mundo das mídias sociais está em constante e muito rápido desenvolvimento e, portanto, em 2024, espera - se que novas tendências e desafios para os profissionais de marketing e marcas surjam-da autenticidade à hiperpersonalização, do comércio social à análise profunda de dados com a ajuda da IA, etc. Essas tendências não apenas mudarão a maneira como você se envolve com seu público, mas também ajudarão a moldar novas estratégias de SMM para aumentar o reconhecimento e o engajamento da marca, o que acabará por ajudá-lo a atingir seus objetivos de negócios e se tornar mais eficaz.

Que tendências em SMM determinarão como as marcas construirão suas estratégias e campanhas de SMM nas redes sociais este ano?

Utilização de IA em SMM

Em 2024, a SMM usará cada vez mais ferramentas de Inteligência artificial (IA) para personalizar as interações com os usuários e criar conteúdo exclusivo que permitirá às empresas atender às necessidades de negócios, aumentar a eficiência e economizar recursos. Os profissionais de marketing terão novas oportunidades de se comunicar com o público, automatizar tarefas rotineiras e aumentar a lucratividade

Conteúdo de vídeo

As marcas em 2024 continuarão a prestar atenção à criação de conteúdo de vídeo - vídeos curtos, em particular histórias, bobinas e conteúdo no estilo do TikTok. Os usuários " reagem "à autenticidade e à oportunidade de ver o lado humano, talvez até" imperfeito", das marcas - as pessoas estão interessadas em assistir a momentos não encenados, cenas nos bastidores e participar de Transmissões de vídeo ao vivo. Esse conteúdo torna as marcas mais "reais" e honestas aos olhos do público, além de ser uma ferramenta poderosa para construir uma conexão emocional


Continua depois da publicidade


Vídeos interativos também estão se tornando populares. Esses vídeos, que permitem que os espectadores votem, respondam a perguntas, escolham um roteiro e muito mais, tiveram 70% mais engajamento em comparação com os formatos tradicionais

A venda de vídeos mudou a forma como o público-alvo interage com os produtos online. Ao integrar o e-commerce diretamente no conteúdo de vídeo, esses formatos oferecem uma transição rápida da visualização para a compra, melhorando a experiência do Usuário e aumentando as conversões

Estatísticas:

os vídeos nas redes sociais geram 1200% mais repostagens do que textos e imagens combinados.

Desaparecendo (efêmero) conteúdo SMM

Facebook, Snapchat e TikTok: em 2024, uma das principais tendências no domínio das SMM é a utilização predominante de conteúdos que desaparecem (efémeros) - histórias, transmissões em direto e inquéritos que desaparecem em 24 horas no Instagram, Facebook, Snapchat e TikTok. Esse tipo de conteúdo está se tornando cada vez mais popular porque proporciona uma interação mais orgânica com o público, permite que as empresas enfatizem sua singularidade e também incentiva o usuário a estar constantemente "em contato" com a marca para não perder nada importante e saber o que a empresa está fazendo neste momento.

Comércio Social

O comércio Social continua a crescer. As redes sociais, a aproximar-se dos motores de busca, estão a tornar-se locais de procura de bens/serviços, de compras e de conhecer novas marcas. O Facebook e Instagram são líderes entre as plataformas de comércio social, atraindo milhões de compradores. Ao mesmo tempo, o TikTok mostra o crescimento mais rápido entre outras plataformas.

Esses dados destacam a importância do comércio social como uma direção estratégica para as marcas em 2024 e mostram a necessidade de integrar funções de compras nas mídias sociais para reter usuários e aumentar a receita.

Personalização de conteúdos nas redes sociais

A integração de dados e Inteligência artificial (IA) para personalizar conteúdos com base nos interesses dos utilizadores já se tornou a norma. As marcas que adotam a hiperpersonalização poderão interagir com os clientes ponto a ponto, fornecendo informações relevantes no momento e no lugar certos.

Para aumentar a eficácia do marketing, é importante desenvolver conteúdo voltado para diferentes segmentos do público-alvo, levando em consideração idade, interesses, comportamento, preferências, fatores situacionais, etc. A IA e o aprendizado de máquina ajudarão a prever a reação a vários conteúdos - textos, vídeos, gráficos. Mas também é fundamental encontrar um equilíbrio entre fornecer dados suficientes para ajustar a personalização e respeitar a privacidade do Assinante. Para mais informações, visite o nosso sítio web.

Em 2024, a SMM está no limiar de novas oportunidades. Tendências como a autenticidade, a hiperpersonalização, a utilização da IA para análise de dados e o comércio social tornar-se-ão chaves para o sucesso do marketing nas redes sociais e para a obtenção dos melhores resultados. É importante que as marcas e os profissionais de marketing não apenas monitorem essas tendências, mas também as adaptem e implementem ativamente em suas estratégias para se manterem relevantes para seu público, aumentar a lealdade e aumentar a conversão e atingir ainda mais os objetivos de negócios.