Descubra os custos escondidos no chão de fábrica


Continua depois da publicidade


A Manufatura Enxuta prega diferentes padrões de práticas no cotidiano do chão de fábrica para garantir maior eficiência e qualidade nos processos. Embora seja um conceito antigo, que remonta à década de 1990, ele segue sendo crucial para a indústria brasileira, porém, agora, sob um novo aparato tecnológico da indústria 4.0.

Tecnologias como Internet Industrial das Coisas (IIoT), manufatura aditiva, nuvem e robótica, por exemplo, já alteraram as dinâmicas processuais das indústrias. Isso fez com que alguns conceitos dentro da Manufatura Enxuta fossem considerados desnecessários para alguns fabricantes, sobretudo, considerando que muitas dessas tecnologias já operam para o mesmo fim, e de forma automatizada.

No entanto, alguns conceitos da manufatura enxuta podem usar dessas tecnologias para ampliar os benefícios propostos nas aplicações do conceito da década de 1990. Esse é o caso do controle do estoque. Hoje em dia, soluções de gestão de estoque baseadas na nuvem com custo acessível e de fácil implementação atendem até mesmo as menores empresas de usinagem especializadas. Afinal, um estoque de ferramentas fora de controle pode trazer grandes prejuízos a uma indústria - e isso não é novidade para ninguém. 

Só para se ter um exemplo, com gerenciamento de inventários é possível reduzir seus custos de estoque em até 20% e cortar os custos de uso de ferramentas em até 10%.

Um software baseado na nuvem, como o da CribWise, pode responder a perguntas-chave sobre ferramentas, atuando de forma automatizada e garantindo uma gestão de ferramentas eficiente - unindo um conceito tradicional a tecnologias modernas de ponta - reduzindo custos aos fabricantes.

Quando uma ferramenta foi encomendada e há quanto tempo ela está aqui? Quando uma ferramenta voltará ao estoque, e será que ela vai chegar a tempo de realizar aquele trabalho crítico? Por que há tantas dessas ferramentas sendo carregadas quando as vendas das peças que elas são usadas para produzir vêm caindo?


Continua depois da publicidade


Ao responder tais questões, e muito mais, os times podem trabalhar juntos para identificar onde o inventário é necessário e onde não é. Os resultados são uma operação mais enxuta e mais lucrativa, com a qual se pode buscar novas oportunidades de crescimento.

Obtenha dicas práticas de como identificar custos escondidos.

Baixe agora o e-book e descubra!




Comentários