Fonte: Edelman - 22/10/07
A Sabic Innovative Plastics (novo nome da GE Plastics) desenvolveu uma linha de resinas ambientalmente corretas, que oferece vantagens na substituição do aço tradicional em carrocerias automotivas. As resinas Noryl GTX, Xenoy IQ e Valox IQ não apenas reduzem o peso do carro, diminuindo o consumo de combustível e as emissões de dióxido de carbono, mas também são potencialmente recicláveis e oferecem maior flexibilidade para design.
O uso da versátil resina Noryl GTX para carrocerias automotivas que podem receber pintura on-line, em vez do uso de aço, reduz o peso das peças em até 50%. O peso menor promove a eficiência de combustível, ajudando a diminuir as despesas com o consumo e as emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa.
Por exemplo: se cada carro nas estradas da Europa atualmente tivesse pára-lamas fabricados com resinas Noryl GTX, a economia anual seria equivalente a 530 milhões de litros de combustível, cerca de 650 milhões de euros (com base nos preços médios de combustível em 2006), e uma redução de 1,3 milhão de toneladas nas emissões de dióxido de carbono (CO2). O mesmo nível de economia só poderia ser obtido se fossem retirados de circulação 500.000 veículos das estradas, o equivalente a toda frota de carros na Bélgica a partir de 2004.
Desde 2001, mais de 10 milhões de automóveis já foram produzidos com pára-lamas moldados com a resina Noryl GTX em todo o mundo. No Brasil, ela é usada pela Renault e Peugeot Citroën em modelos como o Clio, a Scénic, Peugeot 307 e Citroën C4.
Além disso, essas resinas oferecem maior liberdade de projeto do que o metal, permitindo aos fabricantes de automóveis ousar mais nas formas e no design.
"Nossas resinas tratam dos aspectos fundamentais para os consumidores de automóveis atuais: reduzir os custos com combustível, encontrar um novo veículo com grande estilo e inovação e ainda emitir menos poluentes", afirmou Edson Simielli, diretor de marketing da SABIC Innovative Plastics para a América Latina.
Outro benefício para os consumidores é o potencial para reduzir os prêmios de seguro, por meio do uso de pára-lamas de plástico. Se projetados adequadamente, eles podem reduzir a categoria de seguro, em razão de seu desempenho de baixo risco de danos, em testes de impacto a baixa velocidade. Isso pode representar economia para o proprietário do carro. Além disso, os painéis de carroceria moldados com resina Noryl GTX resistem à corrosão e aos pequenos choques, ajudando a reduzir os custos de manutenção durante toda a vida útil do veículo.
As resinas Noryl GTX combinam poliamida (PA) e a tecnologia de polímeros de polióxido de fenileno (PPE) modificado. Essas resinas combinam a estabilidade dimensional e a resistência ao calor do polímero PPE com a resistência química e o fluxo do polímero PA. O resultado é um material quimicamente resistente, com resistência ao impacto e ao calor, exigidos na pintura on-line.
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