Logomarca Indústria 4.0

Por que é tão importante estar conectado?

Por: SKA      30/08/2021

O dia a dia de qualquer indústria pode ser caótico. São inúmeros setores em que cada um contribui com diferentes atribuições: gestão, administração, engenharia, chão de fábrica... Uma coisa que todas as indústrias têm em comum, no entanto, é a necessidade de comunicação entre os setores envolvidos.

Pense o quão difícil é gerir uma empresa: você pode ter experiência em engenharia, mas saberia resolver todos os problemas encontrados na linha de produção? Ninguém possui amplo conhecimento sobre tudo o que acontece em uma empresa – e isso é natural, pois cada um contribui com aquilo em que é melhor.

Comunicação é a chave

Neste sentido, a comunicação entre os setores é algo imprescindível dentro de uma indústria. Precisa ser prático enxergar a produtividade de determinada área, quais problemas estão afetando a linha de produção e causando instabilidades no processo.

A Cadeia de Ajuda auxilia a visualizar um panorama geral da empresa, observando áreas críticas e que possam demandar mais atenção. Com a integração dos ambientes, é possível detectar gaps existentes que impactem a lógica de produção, desde o recebimento de uma ordem de serviço, passando pelo estoque de matéria-prima, linha de produção, até o envio ao cliente.

Retrabalho e desperdício: qual o impacto dentro da empresa?

O desperdício de uma empresa também está comumente atrelado à necessidade de corrigir ou refazer um trabalho por conta de erros ou imprevistos. Uma Cadeia de Ajuda facilita esta comunicação, com a possibilidade de prever possíveis problemas da produção e manter as áreas responsáveis informadas.

O funcionário cujo trabalho foi afetado pelo problema pode gerar um aviso, diretamente do seu posto de trabalho, indicando que tal atividade não pode ser realizada por falta de matéria-prima, por exemplo, ou que sua máquina está parada para manutenção.


Continua depois da publicidade


Visualizar de forma clara as áreas que demandam mais atenção dentro da sua empresa ajuda a prever e resolver os possíveis problemas que serão encontrados durante o dia. O SYNECO, solução de gestão MES da SKA, possui módulos para melhorar a produção a partir da gestão visual da sua empresa de forma prática. 

Visualização da Cadeia de Ajuda
Visualização da Cadeia de Ajuda

Vários problemas podem ser evitados com a estabilidade produtiva. Como a sua empresa está se preparando para isto?

Conheça as soluções da SKA que ajudam a gerir a sua empresa


*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

SKA