Circular Summit reúne grandes nomes para discutir economia circular

Representantes do poder público e cases de empresas como Toyota, Amcor, Veolia, Estre Ambiental, Fama Investimentos e Grupo Capitale Energia também estarão presentes.

“Você está pensando em adotar abordagens de economia circular na sua empresa? Ou está esperando para ver o que as outras empresas vão fazer? Isso representa um grande risco! Esta é a década decisiva”. É assim que Catherine Weetman resume a importância da Economia Circular atualmente para os negócios, tema que irá abordar na sua palestra de abertura do Circular Summit, realizado nos próximos dias 11 e 12 de agosto, já com inscrições abertas. O evento digital ainda contará com uma palestra de Gonzalo Munoz Abogabir, Campeão de Ações Climáticas de Alto Nível da COP25, além da visão do setor público e de relevantes empresas privadas.

O encontro virtual será dividido em duas etapas. No dia 11 de agosto, às 15h, será realizada a abertura com Catherine Weetman, fundadora da Rethink Global, empresa especializada em ajudar as organizações a desenvolverem estratégias resilientes e adaptadas ao futuro, examinando os riscos de sustentabilidade e oportunidades de valor. Ela irá discorrer sobre o novo capitalismo e a transição de uma economia linear para circular. 

Autora do livro “Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa”, Catherine comenta que as principais empresas em todos os setores, no mundo todo, estão percebendo que a economia circular é a melhor ferramenta para sobreviver e prosperar diante das várias crises que enfrentamos: “A abordagem de economia circular vai muito além de ampliar os esforços de reciclagem e usar uma nova geração de materiais. Ela significa repensar o design de produtos, repensar as escolhas de materiais, os modelos de negócios e as políticas industriais, além de oferecer o que os clientes desejam: produtos e serviços sustentáveis, duráveis e de alta qualidade”, diz.

Na sequência, às 16h, Gonzalo Munoz Abogabir, Cofundador da Triciclos, empresa que promove economia circular, será responsável pelo tema “Iniciativas Públicas”. Ele apresentará reflexões sobre os desafios relacionados às políticas públicas e como é possível estabelecer um plano sistêmico onde haja condições favoráveis a fim de promover a transição para a economia circular. Gonzalo é Campeão da COP25, a 25ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, um tratado internacional com objetivo de lidar com o aquecimento global, refletindo sobre o que já foi feito e o que ainda precisa ser adotado. 


Continua depois da publicidade


Para encerrar o primeiro dia, às 16h50, Patrícia Iglecias, Diretora-Presidente da CETESB, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, juntamente com Christophe Bonaldi, Gerente de Projetos da Veolia Brasil, multinacional francesa com foco em fornecimento e gestão de águas, resíduos, energia e serviços de transportes,  e Thiago Fernandes, Diretor Comercial da Estre Ambiental, uma das maiores empresas de serviços ambientais do Brasil, irão discutir sobre “Os desafios do Brasil em Logística Reversa”, apresentando provocações sobre como os negócios de gestão de resíduos estão voltados à promoção da logística reversa, e como apoiar as metas que percebem os resíduos como fontes de matérias-primas a serem reinseridas na cadeia produtiva. 

“Risco Ambiental e Risco de Investimento” será o tema de abertura do dia 12 de agosto, às 14h30, com Fábio Alperowitc, CFO da Fama Investimentos, primeira gestora do País a seguir parâmetros sustentáveis da ESG. Fábio irá discorrer sobre os impactos diretos e indiretos que a iniciativa privada causa na sociedade e meio ambiente e as consequências para as avaliações de investimentos das companhias. 

Dando continuidade à segunda etapa do Summit, às 15h30, Marcos Penido, Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, trará reflexões sobre “Os desafios do Brasil em reinserção de materiais”, com contribuições de Juliana Seidel, Gerente de Sustentabilidade da Amcor, empresa líder global no desenvolvimento e produção de embalagens responsáveis; de Gustavo Alvarez, líder da Rede de Cooperação para o Plástico; e de Carlos Jacob, Head de Inteligência de Mercado do Grupo Capitale Energia. Para encerrar, às 16h30, Viviane Mansi, Diretora regional de Comunicação e Sustentabilidade e integrante do Board of Directors (BOD), da Toyota do Brasil, abordará o tema “Economia Circular no Centro dos Investimentos”, onde irá debater como as companhias estão inserindo as premissas da economia circular no planejamento estratégico com o objetivo de reinventarem a maneira de se fazer negócio.

O Summit é direcionado para profissionais de todos os setores que buscam uma compreensão acerca da produção e consumo, sobretudo a necessidade de um redesign de produtos para maximizar o uso, reuso e fomento à reciclagem, ocasionando, assim, uma mudança sistêmica na forma de produzir e consumir, projetando uma sustentabilidade que deve estar alinhada aos investimentos. 

O evento é idealizado pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e, de acordo com José Ricardo Roriz Coelho, presidente da associação, as correlações entre impactos ambientais e a realocação de capital foram os elementos principais que estimularam o desenvolvimento do Summit de Economia Circular: “Será um convite para as empresas construírem legados perenes e orientados à preservação de recursos por meio de negócios sustentáveis e produtos/serviços com ciclo fechado”, afirma.  

Serviço

Circular Summit – 1ª Edição
Data: 11 e 12 de agosto, à tarde.
Formato: on-line
Inscrições: www.summiteconomiacircular.com.br 

Sobre o Circular Summit

O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), em parceria com a Reed Exhibitions (RX). O objetivo é oferecer para investidores e líderes de todo o mercado de consumo uma visão clara de como as empresas estão se preparando em relação à Economia Circular, discutindo desafios de implementação e a viabilização de iniciativas e oportunidades de negócio.

Sobre a Reed Exhibitions (RX)

Principal organizadora de eventos do mundo, com mais de 500 iniciativas em mais de 30 países. Em 2016, a RX reuniu mais de sete milhões de participantes em eventos de todo o mundo, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, os eventos da RX são realizados em toda a América, Europa, Oriente Médio, Ásia-Pacífico e África, organizados por equipes em 38 escritórios. A RX atende a 43 setores da indústria com eventos comerciais e de consumo. Faz parte do RELX Group plc, líder mundial no fornecimento de informações e análises para clientes em todas as indústrias.

Sobre a ABIPLAST

Os setores de transformação e reciclagem de plástico encontram representação nacional e apoio, há mais de cinco décadas, na Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST).  O trabalho iniciado em 1967 responde atualmente a um total de 12 mil empresas e mais de 330 mil profissionais. A entidade, mais que defender os interesses e prestar assistência à categoria, atua para valorizar o plástico, promover os setores e sua competitividade, bem como os avanços tecnológicos com foco na sustentabilidade. A concreta implementação da economia circular na cadeia produtiva está no topo das prioridades da ABIPLAST.  A entidade, referência no tema, desenvolve juntamente com seus associados ações que preparem os setores para a nova realidade que se delineia, avançando gradualmente em direção a resultados efetivos.