Notícias
A Votorantim Cimentos anunciou nesta segunda-feira (19) o início da operação da nova linha de produção da fábrica de cimento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará. Com a ampliação, a unidade passa a ter uma capacidade de produção da ordem de 1 milhão de toneladas de cimento por ano – volume suficiente para construir 40 estádios de futebol, por exemplo. O volume de produção da nova unidade irá reforçar o abastecimento do mercado da região metropolitana de Fortaleza.
A empresa investiu cerca de R$ 200 milhões no projeto, que teve duração de três anos, com foco, principalmente, na eficiência energética e na automação industrial, com a instalação de equipamentos de última geração, segundo comunicado da empresa. Para a execução das obras e início da operação, foram gerados mais de 600 empregos, diretos e indiretos, na unidade.
“O projeto da ampliação de Pecém nos enche de orgulho e satisfação pela qualidade técnica e pela contribuição ao desenvolvimento social, econômico e ambiental do Estado. Com o investimento que realizamos, fortalecemos nossa atuação e presença em um mercado estratégico e importante, que é o Ceará. Com a nova fábrica, mais moderna e eficiente, vamos aumentar nossa capacidade de produção, distribuição e nível de atendimento aos nossos clientes na região”, afirma o nosso presidente global, Marcelo Castelli.
A nova linha de produção em Pecém irá fabricar o Cimento Poty - Todas as Obras, com mais proteção contra maresia.
“Vamos ofertar ao nosso cliente um produto com a mesma qualidade e performance já reconhecidas, mas com evoluções para atender diversos tipos de obra, da fundação ao acabamento. Estamos muito felizes em avançar em nossos processos para oferecer produtos que atendem as necessidades específicas do mercado cearense, além de apresentarem uma produção com menor impacto ambiental”, diz o nosso diretor de Vendas e Marketing, Hugo Armelin.
Além do benefício no produto, a nova linha de produção opera com um novo moinho de cimento, que consome menos energia elétrica. O equipamento vertical reduz em 30% o consumo de quilowatt-hora em comparação ao moinho horizontal. Outra tecnologia sustentável da nova moagem é um circuito fechado de refrigeração que reduz a geração de efluentes. Por meio desse sistema é possível reutilizar a água usada para resfriar os equipamentos, proporcionando uma diminuição de 90% no consumo do recurso hídrico industrial.
Continua depois da publicidade |
As tecnologias de ponta utilizadas na expansão da fábrica cearense também permitirão que produzamos um cimento mais sustentável. O cimento produzido em Pecém emite 60% menos CO2 por tonelada, quando comparado ao produto produzido anteriormente, beneficiando o meio ambiente.
“Todas as iniciativas que desenvolvemos trabalham em sintonia com os nossos Compromissos de Sustentabilidade para 2030 e estão alinhados à missão do setor de produzir concreto carbono neutro até 2050. A conclusão do investimento na fábrica de Pecém também fortalece nosso pilar de competitividade ao focarmos na excelência operacional e oferecer ao mercado produtos baseados em soluções que prezam pela qualidade e respeito ao meio ambiente”, ressalta o nosso diretor de Operações no Brasil, Edson Araújo.
A Votorantim Cimentos tem duas operações industriais no Ceará. A fábrica de Pecém foi inaugurada em 2008 e produz cimento e argamassas. Antes da ampliação, a capacidade de moagem de cimento da unidade era de 200 mil toneladas por ano. Já a fábrica de Sobral opera desde 1968 e possui duas linhas de produção de cimento com a marca Poty: Todas as Obras e Obras Estruturais. Com o investimento realizado na expansão, as duas unidades somam uma capacidade de produção total de 2,2 milhões de toneladas de cimento por ano no Estado do Ceará.
Atualmente, a empresa conta com uma linha ferroviária que realiza o transporte de insumos e produtos entre as instalações de Sobral, Pecém e do Centro de Distribuição (CD) de Mucuripe, em Fortaleza. Para fortalecer o atendimento da região metropolitana de Fortaleza, a empresa também ampliou o ramal ferroviário em 2,6 quilômetros para expedição do produto ensacado e abastecimento do CD. Com isso, ela aumentará as alternativas logísticas para transportar insumos e abastecer o mercado com nossos produtos.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa