Nikola investe US$ 50 milhões para produzir hidrogênio limpo para caminhões de emissão zero

Nikola Corporation, empresa global em soluções de infraestrutura e transporte de emissões zero, e Wabash Valley Resources LLC (WVR) anunciaram na última semana que Nikola está investindo $ 50 milhões em dinheiro e ações em troca de uma participação acionária de 20% no projeto de hidrogênio limpo que está sendo desenvolvido em West Terre Haute, Indiana. O projeto planeja usar subprodutos de resíduos sólidos, como coque de petróleo combinados com biomassa para produzir hidrogênio limpo e sustentável para combustível de transporte e geração de eletricidade de carga básica enquanto captura as emissões de CO2 para sequestro subterrâneo permanente.

Segundo comunicado da empresa, depois de concluído, espera-se que o projeto seja um dos maiores projetos de captura de carbono e produção limpa de hidrogênio nos Estados Unidos. O foco é produzir hidrogênio com intensidade zero de carbono com potencial para desenvolver hidrogênio com intensidade negativa de carbono no futuro.

Trabalhando juntos, Nikola e WVR esperam liderar a transição para combustíveis de transporte limpos para operações de transporte rodoviário no Meio-Oeste, um dos corredores de transporte comercial mais intensivos dos Estados Unidos.

Prevê-se que esse investimento dará a Nikola um hub de hidrogênio significativo com capacidade de escoar aproximadamente 50 toneladas por dia para abastecer suas futuras estações de dispensação em um raio de aproximadamente 300 milhas, cobrindo uma porção significativa do meio-oeste. O exercício de seu direito de aquisição provavelmente exigirá um investimento adicional significativo da Nikola para construir serviços de liquefação, armazenamento e transporte.

“Pretendemos com este projeto produzir hidrogênio limpo e de baixo custo em uma geografia crítica para o transporte comercial” disse Pablo Koziner, Presidente de Energia e Comercial, Nikola. “A solução Wabash pode gerar eletricidade, bem como combustível para transporte de hidrogênio, o que deve fornecer a flexibilidade para apoiar futuras vendas de caminhões e implantação de estações de hidrogênio na região. A eficiência esperada da produção de hidrogênio limpo da WVR deve permitir que o pacote de leasing de caminhões de Nikola, incluindo combustível, serviço e manutenção, concorra favoravelmente com o diesel”.


Continua depois da publicidade


Como parte desse investimento na economia do hidrogênio no meio-oeste, Nikola pretende construir estações em Indiana e no meio-oeste mais amplo para atender à região.

“A WVR está desenvolvendo uma instalação de múltiplos produtos, onde o hidrogênio pode ser queimado em uma turbina para produzir energia de base limpa. A recente onda de cortes de energia serve como um lembrete de que o mercado tem uma necessidade urgente de uma fonte não intermitente de energia limpa. Também estamos ansiosos para trabalhar com Nikola para trazer soluções de transporte com emissão zero para o meio-oeste”, disse Simon Greenshields, presidente do Conselho de Recursos do Vale de Wabash.

A instalação concluída deve ter capacidade para produzir até 336 toneladas de hidrogênio por dia, o suficiente para gerar aproximadamente 285 megawatts de eletricidade limpa. O projeto deve exigir 125 funcionários em tempo integral e pode suportar 750 empregos na construção. A inauguração está prevista para o início de 2022 e levará aproximadamente dois anos para ser concluída.

O Departamento de Energia dos Estados Unidos conclui que, em 2050, a economia do hidrogênio nos Estados Unidos pode gerar uma receita estimada de US $ 750 bilhões por ano e um acumulado de 3,4 milhões de empregos.

As primeiras construções de protótipo de célula a combustível de hidrogênio Nikola Tre começaram no Arizona e Ulm, Alemanha, com testes e validação dos veículos planejados para 2022, e a produção em série esperada para começar em 2023.