Linha de ferramentas para abertura de canais da Dormer Pramet segue crescendo

A Dormer Pramet expandiu a sua gama de produtos da família GL para aplicações de corte e canal com um conjunto de suportes, insertos de dupla aresta e novas geometrias.

As adições fornecem novas opções de ferramentas para a usinagem de peças pequenas e a abertura de ranhuras com um balanço menor. Estas suportam o perfilamento por cópia e o torneamento longitudinal numa variedade de materiais.

Elas dão continuidade ao desenvolvimento da gama de produtos para corte e canal da empresa, que em novembro de 2019, lançou a pastilha GL de 25 mm e a classe G8330 PVD para oferecer uma opção versátil e estável para a usinagem de aço, aço inoxidável e ferro fundido.

As novas ferramentas incluem novos suportes 12 x 12 para apoiar operações radiais adicionais, alojando insertos de várias larguras e capacidades da profundidade de corte. Um design reforçado do suporte entrega uma rigidez elevada e resistência à vibração para um acabamento de superfície ainda melhor.

Os operadores podem ainda se beneficiar da economia de tempo de configuração da ferramenta, graças a um parafuso de aperto facilmente acessível (ângulo de 30°) e uma função de substituição do inserto com apenas uma mão.

Os novos porta-ferramentas Pramet incluem a GLSF (RL) EXT universal para uma saliência de 24-32 mm e a GLSF (RL) EXT-G para operações de abertura de ranhuras com uma saliência de 10-12 mm. A GLSF (RL) EXT-S é a opção da ferramenta com haste, adequada para a usinagem de peças pequenas e tornos suíços.

O longo inserto GL, que alcança uma capacidade 60% mais profunda do que o inserto LCMF16 anterior, está disponível em duas novas geometrias: GM e MM. Ambas possuem uma superfície T positiva para um tempo de vida da ferramenta prolongado e um risco reduzido de formação de aresta postiça.


Continua depois da publicidade


Com uma aresta de corte redonda, a geometria MM é adequada para operações de torneamento e perfilamento por cópia, enquanto a geometria GM é indicada para a abertura de ranhuras e o torneamento longitudinal.

Além disso, encontra-se disponível um conjunto de insertos maiores (até 6 mm) para a usinagem de peças pequenas. O design dos insertos MM com 5 mm e 6 mm de largura, por exemplo, não requer a modificação da ferramenta para cortes mais profundos. Todos os insertos estão disponíveis nas classes CVD T7325 e PVD G8330 para cobrir um vasto conjunto de materiais.