Empresa têxtil de SC investe quase R$ 50 milhões e projeta expansão nacional e internacional

É de Blumenau que saem mais de 1,2 milhão de produtos de cama, mesa e banho que chegam ao mercado todos os meses.

A Altenburg, que emprega mais de 1,9 mil funcionários, distribuídos em plantas em Santa Catarina, São Paulo, Nordeste, além de fábricas no exterior e presença no varejo físico através de rede própria, iniciou as comemorações rumo ao centenário, que será celebrado em 2022, anunciando investimentos e ampliação de sua capacidade produtiva.

A empresa, que é a maior produtora de travesseiros da América Latina, está construindo uma nova fábrica em Sergipe, com investimentos que superam R$ 36 milhões.

A previsão é inaugurar a nova unidade ainda no primeiro semestre deste ano.

“Esse investimento se faz necessário em um momento de amadurecimento de nossa produção na região. Desde 2009 estamos com a nossa fábrica no nordeste e, agora, com ampliação de mercado e necessidade de maior capilaridade, decidimos por realizar este forte investimento”, explica Tiago Altenburg, diretor de comercial da empresa.

A empresa anuncia que a nova fábrica segue um conceito moderno e sustentável, com área de lazer para funcionários, área verde, aproveitamento da água de chuva para banheiros e irrigação, fechamento e cobertura em painéis isotérmicos e espaços bem ventilados, além de sistema com aquecimento solar na água da cozinha, projeto para instalação de painéis solares para atender o consumo administrativo de energia.

Já na matriz, em Blumenau, a empresa está realizando a ampliação de 2,1 mil metros quadrados nas duas unidades, com acréscimo de 10% na área construída e com R$ 10 milhões de investimento, distribuídos nos próximos dois anos.

Além de atender o mercado têxtil, a ampliação do parque fabril irá atender a linha Ecofiber, que desenvolve produtos para o mercado moveleiro e da construção civil.


Continua depois da publicidade


“Os investimentos da Unidade de Negócios Ecofiber, visam atender à crescente demanda do mercado por produtos de maior densidade e performance, no mercado de isolamentos térmicos e acústicos para construção civil, automotivo, bem como as inovações no mercado moveleiro”, destaca Eduardo Volkart da Rosa, gerente responsável pelo segmento.

Desde o último ano a empresa vem investindo na expansão de suas lojas próprias, lojas conceito focadas no bem-estar e para que os consumidores possam ter experiências de consumo diferenciadas.

Atualmente, são 13 lojas próprias, além da presença em mais de 7 mil pontos de venda multimarcas no país e na América Latina, além do e-commerce da marca, que teve um crescimento de aproximadamente 70%.