Usiminas busca startups para encontrar soluções em transporte e cargas

Iniciativa faz parte do Challenge FIEMG Lab, programa de inovação aberta.

A indústria líder no mercado de aços planos no Brasil está em busca de soluções para o monitoramento de correias transportadoras e para o planejamento integrado de cargas. A Usiminas, dentro do seu programa voltado para inovação inovaAÍ, juntamente ao FIEMG Lab lançam o Usiminas Challenge FIEMG Lab com foco em inovação aberta e novas tecnologias. Startups de todo o país podem se inscrever, até 10 de março de 2021, para apresentar soluções inovadoras para os dois desafios que uma das maiores siderúrgicas do país propôs.

O Desafio Monitoramento de Correias Transportadoras busca soluções inovadoras que proporcionem um monitoramento para predição de falhas e danos estruturais das correias Flexowell, com o objetivo de ampliar a segurança das pessoas, a eficiência das operações e redução de custos. Já o Desafio Planejamento Integrado de Cargas busca otimização do fluxo do recozimento ao apoiar a tomada de decisão, integrando, em tempo real, a disponibilidade de cargas, fornos e resfriadores, com o objetivo de aumentar a eficiência operacional, a disponibilidade produtiva e a visibilidade do processo.

Os times selecionados terão a possibilidade de contratação para realizar testes industriais remunerados em ambientes reais de operação, trabalharão junto a equipes experientes, uma vez validada a solução, terão ainda a possibilidade de contratação definitiva e escala de fornecimento, além de apoio logístico para participação.

Confira o cronograma do Usiminas Challenge FIEMG Lab

Inscrições até 10 de março

Anúncio das selecionadas: 24 de março. Serão selecionadas até quatro (4) soluções por desafio para participação da próxima fase.
Nivelamento técnico: de 25 de março a 23 de abril. Haverá o nivelamento de expectativas e possibilidades técnicas, além da construção dos melhores modelos de soluções.
Prova de conceito (POC): de 31 de maio a 30 de julho. Serão feitos testes das tecnologias selecionadas em ambiente controlado ou in loco, de acordo com os parâmetros aprovados nas propostas de projeto.


Continua depois da publicidade


Dúvidas ou informações pelo endereço https://fiemglab.com.br/challenge/usiminas/ ou e-mail [email protected].