Logomarca Indústria 4.0

Cisco e Senai-SP lançam programa de inovação focado em soluções 4.0

Parceria da Cisco e UpLab Senai-SP visa acelerar startups com soluções de tecnologia para Indústria 4.0; Inscrições vão até 31 de dezembro.

Por: Assessoria de Imprensa      18/12/2020 

A Cisco do Brasil e o SENAI-SP estão lançando, como ação do Cisco Brasil Digital e Inclusivo (BDI), o Programa de Inovação Aberta para Startups, que tem como objetivo, acelerar startups, fortalecer o ecossistema de inovação e desenvolver o empreendedorismo brasileiro. A iniciativa vai selecionar até cinco startups com projetos que empreguem as tecnologias que são pilares da Indústria 4.0. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 31 de dezembro de 2020.

As startups interessadas em participar devem ter projetos em estágio inicial com soluções que impactam a cadeia da Indústria 4.0 nas seguintes áreas: Otimização do Processo Produtivo, Manutenção Prescritiva e Segurança e Redução de Riscos. O programa é equity free, ou seja, as únicas exigências para que as startups participem é a sinergia com um dos temas propostos e a dedicação durante todo o projeto.

O Programa Inovação Aberta Cisco e SENAI-SP terá quatro fases. A fase 1, refere-se à inscrição da startup. Na fase 2 serão selecionadas as startups com os melhores projetos para a indústria. Além disso, os seus representantes serão entrevistados via web conference, para maior aprofundamento nos assuntos pertinentes à startup e ao programa.

A Fase 3 é de aceleração, que durará até seis meses e contará com duas etapas. Na primeira, a startup passará pelo processo de validação do seu modelo de negócio e solução. Em seguida, ela irá aprimorar sua solução, com tecnologia definida e capaz de rodar uma Prova de Conceito (PoC). Já na quarta etapa, chamada de Demo Day, as startups participarão de um evento para apresentação dos projetos com palestras, pitch e bate-papo explorando a experiência vivida durante o programa e reconhecimento aos dois melhores projetos.

"Temos acompanhado a aceleração da digitalização, potencializada pela pandemia do coronavírus, em praticamente todos os segmentos da economia, mas precisamos continuar e amplificar a adoção das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, como IoT e IA/ML, não apenas nas grandes, mas principalmente nas pequenas e médias indústrias. Precisamos democratizar o acesso e acelerar a adoção destas tecnologias no país, que podem representar ganhos de produtividade de pelo menos 30%. O programa de Inovação Aberta Cisco e SENAI-SP nasce com essa missão de ajudar a transformar a Indústria 4.0, promovendo inovação, gerando negócios e oportunidades, buscando soluções para os principais problemas enfrentados pelo setor.", destaca Rodrigo Uchoa, diretor de Transformação Digital da Cisco do Brasil.


Continua depois da publicidade


"Dentre os desafios de uma era complexa e de muita competitividade, a digitalização dos processos é uma prioridade para a indústria no Brasil. Buscando enfrentar as dificuldades e fomentar estímulos para atuarmos na antecipação do futuro, a parceria entre Cisco e SENAI-SP agrega alta tecnologia de conectividade com metodologias de aceleração para desenvolvimento de produtos e negócios, oferecendo a oportunidade de preparar o capital humano e agilizar soluções tecnológicas para processos produtivos e serviços", aponta Osvaldo Luiz Padovan, diretor de Unidade de Formação Profissional do SENAI-SP.

Durante a participação do programa, as startups selecionadas terão acesso a diversos recursos, como:

  • Mentores e profissionais especializados em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento.
  • Acesso a 22 Núcleos de Tecnologia e dez Institutos de Inovação.
  • Auxílio para elaboração de projetos voltados a editais de fomento.
  • Acesso às tecnologias Cisco, assim como às tecnologias disponíveis no Openlab.
  • Robusta rede SENAI-SP e FIESP de conexão com a indústria brasileira para geração de negócios.
  • Acompanhamento high touch de profissionais e mentores Cisco e SENAI-SP especialistas em negócios e inovação.

As startups também contarão com um espaço para trabalhar no UpLab, o hub de inovação e empreendedorismo do SENAI-SP, onde poderão modelar suas soluções e participar de provas de conceito com clientes reais, além de até 100 horas em serviços de desenvolvimento tecnológico do Instituto SENAI de Tecnologia.

Para mais informações e para inscrições, acesse o site do Programa Inovação Aberta Cisco/SENAI-SP .

Gostou? Então compartilhe: