Honda Energy amplia capacidade instalada em parque eólico no RS

A Honda Energy, subsidiária da Honda Automóveis do Brasil dedicada à gestão do parque eólico da marca, anuncia a ampliação da capacidade instalada em seu empreendimento, localizado na cidade de Xangri-Lá (RS). Em novembro, entrou em operação mais um aerogerador conforme anúncio de expansão feito em abril de 2019.

Inaugurada em 2014, a iniciativa concretiza o compromisso da Honda com o meio ambiente. Para atender à meta global de redução de emissão de gás carbônico em seus produtos e processos produtivos em 50% até 2050, tendo como base o volume emitido em 2000, a operação brasileira identificou no campo de geração eólica, a oportunidade de garantir uma matriz energética ainda mais sustentável. Essa fonte apresenta um dos menores índices de emissão de gás carbônico e é favorecida pela boa disponibilidade de ventos no país.

Em uma ação concreta para promover uma sociedade livre de carbono, a Honda decidiu construir um parque eólico próprio para suprir com energia elétrica limpa toda a demanda necessária para a produção local de seus automóveis. A expansão da operação, com a inauguração de uma torre adicional, reforça uma estratégia ativa que privilegia o uso progressivo de recursos renováveis.

A energia proveniente da Honda Energy atende à demanda elétrica da unidade de Sumaré, no interior de São Paulo, onde estão localizados a fábrica de automóveis, o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento e o escritório sede da marca. Em 2016, a energia eólica da Honda Energy passou a suprir também o escritório administrativo em São Paulo, no bairro do Morumbi e, desde 2019, a segunda unidade produtiva de automóveis, em Itirapina (SP).

"O parque eólico Honda Energy é uma iniciativa única no segmento automotivo no Brasil e representa nossos esforços em direção a uma sociedade cada vez mais sustentável. Estamos expandindo a capacidade de geração do parque, entregando mais energia limpa ao sistema, com menos impacto ao meio ambiente’, afirma Otávio Mizikami, Presidente da Honda Energy e Vice-Presidente Industrial da Honda Automóveis.

Novo aerogerador

Com a conclusão da construção do novo aerogerador, o parque passa a contar com dez turbinas e uma capacidade instalada de 31,7 megawatts (MW), um aumento na capacidade de geração em torno de 11%.


Continua depois da publicidade


Em relação à nova torre, sua potência de geração é de 3,8 megawatts, 23% superior ao modelo dos demais aerogeradores, possui 112 metros de altura e está entre as maiores instaladas atualmente no Brasil. As pás medem 66 metros e, quando montadas, alcançam diâmetro de 136 metros. Esse conjunto é maior em relação aos demais e, em seu ponto mais alto, alcança 180 metros de altura.

Referência no cenário nacional de energia eólica, o parque eólico Honda Energy é a única operação de propriedade de uma empresa do setor automotivo. Com ele, a Honda alcança a autossuficiência em energia elétrica limpa e renovável.

Mais sustentabilidade, menos emissão

No resultado acumulado desde janeiro de 2015, a geração de energia elétrica da Honda Energy ultrapassa os 434 mil megawatts-hora (MWh), possibilitando a incorporação da energia limpa e renovável ao processo produtivo de mais de 734 mil automóveis.

No campo ambiental, o resultado corresponde ao volume de mais de 30 mil toneladas de CO2 que deixou de ser emitido ao meio ambiente, minimizando o impacto ambiental da marca.