Logomarca Indústria 4.0

Senai Joinville terá Centro de Formação em Metalurgia e Fundição

Por: Assessoria de Imprensa      26/11/2020 

O SENAI Joinville apresentou nesta quarta-feira (25), o projeto para a instalação do Centro de Formação na área da Metalurgia e Fundição na unidade Norte. Em reunião, promovida pela FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e pela Abifa (Associação Brasileira de Fundição), o SENAI apresentou a estrutura que está sendo ampliada e terá 300m² para abrigar o centro e a grade dos cursos que poderá oferecer para formação de profissionais para as indústrias de Fundição.

Evair Oenning, vice-presidente da FIESC Regional Norte Nordeste, mostrou dados que tornam o SENAI Joinville apto a ampliar a sua estrutura para a oferta de cursos de qualificação profissional. “Atualmente somos responsáveis por 41% dos cursos técnicos oferecidos pelo mercado local. O setor de fundição necessita de cursos específicos atualizados e capital humano para atender à indústria da região”, garantiu.

Os dados foram complementados por Fabrizio Machado Pereira, diretor Regional do SENAI/SC, que justificam a criação do projeto. Joinville emprega 95 mil pessoas na indústria, sendo 24 mil na área de metalurgia/fundição. “O que nos trouxe até aqui não nos garante êxito no futuro. Estamos começando um novo capítulo na formação de profissionais para essa área”, assinalou.

A Abifa apoia e participa da criação do Centro. Afonso Gonzaga, presidente da entidade, citou exemplos de outras regiões que estão ampliando a formação de profissionais para o setor “Estou muito à vontade para contribuir no desenvolvimento do centro tecnológico para o setor metalúrgico da região. O Centro vai possibilitar a retomada na formação de profissionais para setor em Santa Catarina”, disse Gonzaga.

Desde 2018, o SENAI desenvolve junto com a Tupy, maior fundição da América Latina, curso técnico em Metalurgia in company, lembrou Luis Carlos Guedes, conselheiro da FIESC. “O curso está sendo revisado e mostra que nós, em Joinville, estamos vivendo um novo ciclo para a indústria de fundição. O Centro irá colocar os profissionais do setor no mesmo nível das indústrias 4.0”, prevê Guedes.

O Centro

O Centro de Formação em Metalurgia e Fundição está sendo implantado na unidade Norte do SENAI Joinville e deverá estar concluído no primeiro semestre do próximo ano. A área de 300m² irá contar com laboratórios e equipamentos para a realização de todos os cursos oferecidos pela instituição na área de metalurgia. A matriz curricular dos cursos foi formatada para atender às atuais necessidades das indústrias, com conteúdos voltados também para automação e a indústria 4.0, um dos diferenciais dos cursos. A implantação do Centro contará ainda com parceria de empresas do setor, apoiadoras do projeto.

Gostou? Então compartilhe: