Com SAP e Tableau, Copper Indústria prioriza gestão em tempo real

Ao integrar ferramentas que gerenciam processos e analisam dados em tempo real, a Copper – maior fornecedora de cobre para fabricantes de fios e cabos do Sul do Brasil – confirma conquistas importantes.

Ao integrar ferramentas que gerenciam processos e analisam dados em tempo real, a Copper – fornecedora de cobre para fabricantes de fios e cabos do Sul do Brasil – confirma conquistas importantes, como agilidade, segurança e eficiência.

Ederson Jahn, diretor de Controladoria da Copper, argumenta que o mercado exige tomada de decisão em tempo real e, para isso, a gestão da empresa precisa estar bem alinhada. A Copper, ou melhor, o Metal Group – que além da Copper Indústria é formado também pela Recope Laminação, utiliza de maneira complementar as ferramentas SAP Business One, que é responsável pelo controle da gestão, e Tableau, que realiza a análise dos dados, ambos sob o suporte e a consultoria da ÁXE Tecnologia.

O diretor afirma que acompanha em tempo real os resultados das empresas, por meio de informações precisas e dashboards de qualidade, que detalham a evolução das vendas, o fluxo de caixa, entre outros. “Cerca de dois anos atrás, antes de iniciarmos os trabalhos com a ÁXE Tecnologia, nossa equipe precisava de 90 dias para consolidar o resultado das empresas. Hoje, ao utilizar o SAP Business One e Tableau, customizados para a realidade do Metal Group, temos este resultado em até sete dias, tempo recorde.”, ressalta. Ederson ainda complementa que agilizar os processos otimiza o tempo de sua equipe, gera produtividade, assertividade e lucro.

Everton Tomaz Silva, sócio da ÁXE Tecnologia, diz que uma das ações mais importantes no início do atendimento à Copper foi a Consultoria de Negócios, ou seja, o entendimento da empresa e a customização da ferramenta ao seu modelo de negócio. “Cada cliente é único. Conhecer a empresa e seu modelo de negócio é prioridade para a equipe ÁXE, pois só assim podemos cumprir a nossa meta de entregar o melhor produto e serviço”, assegura Everton.  Além da Consultoria de Negócios, a ÁXE atende o Metal Group com indicadores gerenciais do Tableau, suporte e outsourcing na gestão do SAP Business One.

Everton, da ÁXE Tecnologia, e Ederson, diretor da Copper, compartilham case positivo para as duas empresas.
Imagem: Divulgação

O diretor da Cooper complementa a fala de Everton ao destacar que a consultoria realmente é estratégica, pois ajustou o processo e orientou a equipe, agregando qualidade ao serviço. “Apesar de estamos falando do SAP e da Tableau, que estão entre as melhores ferramentas de gestão empresarial do mundo, eu tenho a segurança de contar com a equipe ÁXE, devidamente certificada por essas marcas e sempre disponível para o suporte e ou a assistência necessária”, finaliza.


Continua depois da publicidade


A Metal Group é formada por duas empresas, a Copper Indústria e a Recope Laminação. A Copper Indústria é a maior fornecedora de cobre para os fabricantes de fios e cabos do Sul do país, com capacidade anual de produção de 40 mil toneladas. Já a Recope Laminação é voltada para o refino de cobre. Tem capacidade anual de 72 mil toneladas, produtos de alta performance com aptidão para abastecer todo o Sul e o Sudeste do País.

A ÁXE Tecnologia é revenda oficial do SAP Business One e do Tableau, sistemas altamente completos e inovadores, que conciliam tecnologia, pessoas e dados. Além de comercializar licenças, customiza ferramentas, realiza implantação, presta consultoria, treinamento e suporte. A ÁXE fica em Joinville (SC), no Ágora Hub, centro tecnológico do Perini Business Park.