Notícias
As redes wireless sem fios são extremamente úteis e indispensáveis à nossa vida pessoal e profissional, mas muitas vezes parecem ter vida própria. Especialmente para quem vive em apartamentos ou casas muito complexas, com muitas divisões e paredes, uma ligação wi-fi chega quase a parecer uma relação passivo-agressiva, com uma conexão instável e nem sempre tão rápida quanto gostaria.
O que a maioria das pessoas não sabe é que isso, muitas vezes, tem a ver com o canal que está a usar no seu router. O que significa que, dependendo da via que usar, poderá melhorar a qualidade do seu wi-fi. Imagine que o seu router está a utilizar o mesmo canal que o router do seu vizinho de cima. Isso criará um congestionamento e provocará distúrbios na sua rede. Assim, quando menos pessoas no mesmo canal melhor, já que reduzirá as interferências e melhorará o seu sinal de net.
A grande questão que se coloca é: porque é que as companhias não nos explicam isso quando vêm instalar a internet lá em casa? Aumentaria significativamente a eficiência da rede, melhoraria a utilização da internet e, consequentemente, diminuiria os níveis de estresse e ansiedade que perturbações na rede podem criar. Assim, vamos ajudá-lo a identificar e a configurar o melhor canal no router para a sua ligação wireless.
A forma mais rápida de identificar o melhor canal no seu router é utilizando o celular. No entanto, deve sempre ter atenção às questões de privacidade e segurança, de forma a garantir a proteção dos seus dados pessoais. Uma boa solução é instalar uma VPN gratuita e aumentar significativamente a sua segurança na ligação à rede, através de uma avançada tecnologia de criptografia.
Continua depois da publicidade |
Posto isto, estará então pronto para utilizar o seu smartphone. Descarregue o aplicativo WiFi Analyzer, para Android, que encontra finalmente na loja do Google Play. Depois de instalado, abra o aplicativo e clique no botão que tem um olho, no topo da tela. Entre na opção “Classificação de canal”. Vai necessitar agora de apertar o ícone com o sinal de exclamação e selecione o nome da sua rede. O aplicativo irá apresentar-lhe de seguida os canais mais indicados para a sua ligação.
Depois de identificado o melhor canal para a sua ligação wi-fi, ainda fica a faltar um segundo passo. Desta vez é necessário configurar o canal no seu router. Para isso vai precisar de saber o seu IP, o número de identificação de ligação à net, que é uma espécie de bilhete de identidade da sua ligação virtual.
Depois de ter o IP, abra no seu celular o seu motor de busca, que pode ser o Chrome, o Opera ou outro qualquer, e escreva na barra do endereço o número respectivo. Acesse-o como se fosse um website tradicional. Se tudo correr bem, irá pedir o login e a palavra-passe que encontra no manual do router ou mesmo na parte de baixo do aparelho.
Ao entrar na página do roteador, escolha a opção “Wireless”. Entre no menu “Configurações” e, na opção “Canal”, selecione o canal que foi indicado pelo aplicativo WiFi Analyzer como o mais indicado para a sua rede. No final, não se esqueça de apertar o botão de “Salvar”, para que essas opções de configurações fiquem guardadas. Em alguns casos será necessário reiniciar o router, para que fique tudo a funcionar como deve de ser.
A partir de agora, a sua ligação wi-fi deverá ficar melhor e mais rápida. Mesmo em casas complexas, com muitas paredes ou longas divisões, a alteração para um canal mais indicado pode ajudar significativamente a melhorar o seu wireless. Com isso, estará a otimizar a sua experiência virtual da ótica do utilizador, garantindo a maximização do seu trabalho online e a diminuição da ansiedade e estresse associado a uma ligação wi-fi lenta e fraca. Além disso, ao melhorar a sua ligação à net, estará também a contribuir para um futuro mais sustentável. É certo que não é um avião de três asas, mas o impacto é igualmente considerável.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa