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Engenheiros da Universidade de Wuhan, na China, criaram um protótipo de motor a jato alimentado apenas por eletricidade, dispensando totalmente os combustíveis líquidos tradicionais, como o querosene de aviação.
O motor aspira e comprime o ar, que é então ionizado dentro de uma câmara usando micro-ondas. Essa ionização gera um plasma que é ejetado pela parte traseira, gerando um empuxo para a frente.
A ideia de um motor de plasma para aviões não é inédita, mas a equipe conseguiu fabricar um protótipo que demonstra o conceito na prática e com muita eficiência.
O aparato conseguiu arremessar para o alto uma esfera de aço de 1 kg, o que Dan Ye e seus colegas afirmam ser o equivalente à pressão gerada por um motor a jato comercial.
"Nós usamos um dispositivo que nós mesmos construímos para medir a força de elevação e a pressão do jato em várias configurações de potência das micro-ondas e na taxa de fluxo de ar. Demonstramos que, dado o mesmo consumo de energia, sua pressão de propulsão é comparável à dos motores a jato de aviões convencionais que usam combustíveis fósseis. Portanto, esse propulsor livre de emissão de carbono poderia potencialmente ser usado como propulsor a jato na atmosfera," escreve a equipe.
Em termos mais técnicos, o protótipo gerou aproximadamente 10 N de empuxo consumindo 400 W de eletricidade e 0,5 litro de ar por segundo, suprido por um compressor. Isto resultou em uma força de propulsão de 2,4 × 104 N/m2.
Um dos desafios para tornar prático um motor de plasma para aviões está nos materiais a serem empregados na construção do motor, uma vez que o plasma atinge temperaturas na faixa dos 1.000 ºC.
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O esforço para eletrificação dos aviões está em pleno andamento por toda a indústria, desde o primeiro avião elétrico tripulado brasileiro até o X-avião elétrico da NASA, com seus 14 motores - já há algum tempo, os aviões mais eficientes do mundo são elétricos.
Bibliografia:
Artigo: Jet propulsion by microwave air plasma in the atmosphere
Autores: Dan Ye, Jun Li, Jau Tang
Revista: AIP Advances
Vol.: 10, 055002
DOI: 10.1063/5.0005814
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