Logomarca Indústria 4.0

Dassault Systèmes anuncia ampliação do portfólio SolidWorks

Lançado durante o 3D Experience World 2020, em Nashville, nos Estados Unidos, o 3DExperience Works é a nova plataforma agrupada e colaborativa da empresa.

Por: Karina Pizzini * - CIMM      18/02/2020 

O evento anual promovido pela Dassault Systèmes para anunciar os lançamentos da plataforma de design ganhou um novo nome e com ele deixa claro o posicionamento de mercado adotado junto aos produtos do portfólio SolidWorks. Durante o 3DExperience World 2020, evento ocorrido entre os dias 9 e 12 de fevereiro, que reuniu cerca de 6 mil usuários, estudantes e parceiros do grupo em Nashville (Tenesse, EUA), a empresa apresentou o agrupamento do portfólio da Dassault para tornar a plataforma SolidWorks mais completa. Assim, o SolidWorks World se tornou o 3DExperience World 2020.

Divulgação/Dassault Systèmes

Durante a sessão geral na abertura do evento, o CEO da empresa, Gian Paolo, apresentou o 3DExperience Works como a “expansão mais impressionante do portfólio SolidWorks até o momento”. Em sua apresentação, Paolo explica que o novo portfólio apresenta um grupo de aplicativos que atende a todas as etapas do desenvolvimento de um produto ou processo de forma linear e totalmente colaborativa. Conceito, design, simulação, fabricação, gerenciamento, vendas e serviços são todos conectados e integrados em tempo real. 

“Nós juntamos os desenvolvimentos de pesquisa das duas empresas, SolidWorks e Dassault, agora a linha de desenvolvimento é a mesma, ou seja, as porções de soluções gigantes que a Dassault tem foram transformadas em menores porções da tecnologia”, contou o diretor da Dassault Systèmes e SolidWorks América Latina, Mario Belesi Jr.

“Uma estratégia da Dassault para tornar disponível todas essas capacidades que a plataforma tem, da forma SolidWorks, ou seja, fácil de comprar, fácil de utilizar, de implementar e com a simplicidade que a gente precisa ter na indústria, temos empresas grandes, mas principalmente pequenas e médias empresas”, explicou o gerente de área da América Latina pela SolidWorks, Marcelo Hendler. 

Divulgação/Dassault Systèmes

As novas ferramentas disponíveis para os usuários do SolidWorks agora incluem os aplicativos mais avançados da Enovia, Simulia e DelmiaWorks. No Brasil, já estão disponíveis cerca de cem aplicativos da Dassault com nove diferentes temas, divididos em verticais da indústria que atendem toda a equipe envolvida no desenvolvimento do produto, da pesquisa de mercado até a sua concepção.

Inteligência Artificial

Outra novidade para a plataforma são os recursos de machining learning, Selection Helper e Sketch Helper, disponíveis no 3D Creator. No final deste ano, o Mate Predictor, funcionalidade baseada em Inteligência Artificial que simplifica a criação de montagens também será lançada, fornecendo recursos de automação para otimização de processos.


Continua depois da publicidade


O foco da empresa na experiência 3D do usuário é revelada de diferentes maneiras e aplicações em todo o portfólio. Segundo o diretor e gerente de portfólio de produtos da Dassault Systèmes, Stephen Endersby, a otimização do desenvolvimento de processos de manufatura e do design de produtos sempre será uma prioridade. “Eficiência é tempo, e tempo é dinheiro”, ressalta. 

Ele explica que o usuário tem uma plataforma mais responsiva às suas necessidades, identificando e ofertando, a partir da inteligência artificial, possibilidades de escolhas durante o desenvolvimento do projeto. A tecnologia entende e aprende com o processo e oferece sugestões a partir de modelos já desenvolvidos pela empresa. 

Até o final do ano, a companhia promete disponibilizar ainda três novos recursos:

  • 3D Sheet Metal Creator: design de chapa metálica disponível em qualquer navegador;
  • 3D Pattern Shape Creator: uma nova maneira de criar formas com base na programação visual;
  • Function-Driven Generative Design: otimização de topologia de vários cenários e multi-física.

Novo pacote de ofertas

Três ofertas do 3DExperience Works estarão disponíveis no final deste ano: Standard, Professional e Premium. Além disso, as ofertas oferecem as vantagens de estar conectado à plataforma 3DExperience com: atualizações automáticas; controle de versão; gerenciamento de dados incorporado; aplicativos, informações e pessoas, estão conectados no mesmo local; suporte facilitado.

Todas as ofertas incluem uma versão especial do SolidWorks conectada à plataforma. Elas também incluem SolidWorks desktop, sendo uma escolha do usuário a migração quando e se achar necessário.

As funções 3D Creator e 3D Sculptor estão disponíveis com uma oferta introdutória para usuários existentes do SolidWorks.

Dassault Systèmes e Xometry

Durante o evento também foi anunciado a parceria entre a Dassault e a Xometry para otimizar o processo de design alinhado. Os engenheiros que usam os aplicativos SolidWorks e Catia da Dassault Systèmes terão acesso automático e imediato às cotações de preços Xometry no Make Marketplace para fabricação de peças, sem sair do ambiente de design. Com a parceria, os engenheiros podem visualizar as cotações de preços do Xometry em sua tela durante o design e clicar para fabricá-las, mantendo a opção de obter cotações instantâneas ou manuais de outros fornecedores do Make Marketplace.

*A jornalista viajou a convite da empresa.

 

Fotos do evento

Créditos das fotos: Divulgação/Dassault Systèmes

 

Gostou? Então compartilhe: