São Paulo altera ICMS para equipamentos do agronegócio

De acordo com a Secretaria de Agricultura do estado, a medida beneficia setores importantes e confere maior competitividade ao agronegócio paulista

O governador de São Paulo, João Doria, assinou na quinta-feira, 19, um decreto que faz alterações no ICMS cobrado sobre a compra de máquinas importadas no estado. Os setores beneficiados pelas mudanças são: leite e derivados, frutas secas, moagem e produtos de origem vegetal.

Segundo nota da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, as medidas beneficiam setores importantes, conferindo maior competitividade ao agronegócio, diretamente à indústria de alimentos paulista, mas com impacto em toda a cadeia produtiva. “Os setores beneficiados, direta ou indiretamente, além de responsáveis pelo abastecimento alimentar, contribuem fortemente para a geração de emprego e renda nos meios rural e urbano”, destaca.

Entre as mudanças está a desoneração do imposto incidente na importação de máquinas sem similar nacional; anteriormente a alíquota variava entre 18 a 12%. No caso de aquisição direta de fabricante localizado no estado, o creditamento do imposto incidente passa a ser à vista; até então o pagamento era feito apenas após quatro anos. Fica alterada também a exigência do imposto incidente no desembaraço aduaneiro de bens. No caso de produto sem similar produzido no país, o imposto deverá ser pago apenas no momento da entrada no estabelecimento do importador.

“As mudanças irão beneficiar produtores rurais e famílias que se dedicam à produção da matéria-prima para a indústria de alimentos e bebidas. Estas últimas, responsáveis pela geração de milhões de empregos, passam a ter mais razões para se instalar em São Paulo, além de todo o benefício logístico e proximidade das áreas de produção. Neste governo, focado no modelo liberal e na modernização, o produtor rural paulista pode acreditar e contar com o reconhecimento do estado às suas atividades”, ressaltou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira.


Continua depois da publicidade


Até estas mudanças feitas pelo governo de São Paulo, muitas indústrias optavam por abrir suas plantas em outros estados, como Minas Gerais, que já possuía benefícios similares.