Fras-le compra Nakata e amplia presença no mercado de reposição

A Fras-le expande sua atuação no mercado de reposição ao anunciar, nesta data,17/12/2019, a compra integral das ações da Nakata Automotiva, sediada em São Paulo, incluindo suas unidades nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

A empresa, consolidada entre as líderes do setor, fabrica e comercializa componentes destinados a veículos leves, pesados e motocicletas, incluindo um amplo portfólio de produtos para suspensão, direção, transmissão, freio e motor.

A transação, no valor de R$ 457 milhões, envolve todas as operações e negócios. Tanto a gestão, quanto os 416 funcionários serão mantidos. A conclusão da aquisição está condicionada, dentre outros, à aprovação da Assembleia Geral Extraordinária de acionistas da Fras-le, a ser agendada, e do CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica -, bem como dos demais órgãos de defesa da concorrência em outras jurisdições, conforme aplicável. A expectativa da Companhia é de que o negócio seja consolidado no segundo trimestre de 2020.

Segundo Sergio L. de Carvalho, CEO da Fras-le e COO da Divisão Autopeças das Empresas Randon, a aquisição reflete a sinergia com os planos estratégicos de crescimento da empresa. “Com a Nakata, a Fras-le adiciona itens de suspensão, direção e powertrain aos produtos do sistema de frenagem que já integram o atual portfólio, podendo aumentar significativamente sua penetração no mercado de reposição nacional. Se beneficia tanto a empresa, que ganha diferencial competitivo, quanto o cliente, que conta com maior diversidade de produtos”, declara.

Embora atue mais focada na reposição da linha leve, a Nakata também tem opções para a linha pesada. Seus principais produtos, entre outros, incluem amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, juntas homocinéticas, juntas universais, bombas, componentes de eixos, de tração leve e sistemas de direção.


Continua depois da publicidade


Jorge C. Schertel, CEO da Nakata mencionou que “o time da Nakata Automotiva se sente muito honrado pela união com uma das mais importantes empresas do setor de autopeças. São duas empresas líderes e complementares que produzirão relevantes resultados para seus funcionários, acionistas, clientes e fornecedores. Com valores e princípios éticos similares e a combinação entre as melhores práticas e soluções, toda a cadeia de clientes será beneficiada”.

A Nakata soma-se a um portfólio recente de aquisições e negócios voltados ao mercado de reposição brasileiro e exportação. Em 2018, a Fras-le comprou a Fremax, tradicional fabricante de discos de freio. No mesmo ano, assumiu o controle da Jurid do Brasil, dedicada à produção de pastilhas de freio. Em 2012, adquiriu a Controil, que fabrica componentes para sistema de freio hidráulico.

Em sua trajetória de mais de 65 anos, a Fras-le sempre olhou para o mercado externo. O processo de globalização, entretanto, se intensificou mais recentemente. O ano de 2017 foi um dos períodos de maior expansão, notadamente no mercado internacional.

A Companhia realizou importantes aquisições e associações envolvendo três empresas da Argentina e do Uruguai. Na Índia, por meio de uma joint venture com a ASK Automotive (P) Ltd, criou a ASK Fras-le Friction para fornecimento aos mercados da própria Índia, Bangladesh, Nepal e Sri Lanka. Também duplicou a unidade fabril da China e, ainda, instalou um escritório de vendas e um centro de distribuição na Colômbia.