Okuma lança Space Turn Ex Series na EMO 2007

Fonte: Assessoria de Imprensa da Okuma - 18/09/07

A Okuma Corporation, tradicional fabricante japonês de máquinas-ferramenta de precisão, lançará a nova linha de tornos Space Turn Ex de alta eficiência na feira internacional EMO Hannover 2007 (pavilhão 27, estande C18), que acontece entre os dias 17 a 22 de Setembro, na Alemanha. Ao evoluir para o patamar EX, a nova família de tornos SPACE TURN  apresenta, como diferencial, máquinas com configurações para torneamento de alta produtividade e confiabilidade, com configuração multifuncional e que podem ser fornecidas de acordo com a necessidade do cliente, uma vez que há grande quantidade de modelos e tamanhos de subspindle e do eixo Y.

O projeto da base na forma de caixa simétrica, onde o spindle e a torre porta ferramentas são montados, ganhou ao longo dos anos reputação de ser uma excelente solução. Alcino Bastos, gerente geral da subsidiária brasileira da Okuma, explica que na linha EX a rigidez e estabilidade térmica obtidas com este conceito construtivo foram melhoradas, permitindo a usinagem de alta precisão, mesmo em operações pesadas.

Bastos salienta ainda que o novo projeto e o emprego de motores integrais tipo PREX, que pela primeira vez são utilizados em spindle de tornos, possibilitam  maiores furos de passagem nos spindles, maiores rotações, e maiores torques e potência. “Isto propicia uma redução no volume, na inércia e no tempo de aceleração, além de melhorar a eficiência elétrica do conjunto”, afirma o executivo, acrescentando que os novos spindles da linha EX permitem operações diversas entre o desbaste pesado e as operações de acabamento em alta velocidade.

A nova linha também inclui o premiado conceito Thermo-Friendly, desenvolvido pela Okuma e que agora passa a ser utilizado não somente para torneamento, mas também para as operações multifuncionais e de subspindle. Além disso, o  contraponto NC passa a ser standard na linha EX, facilitando e reduzindo o tempo de preparação da máquina, aumentando a produtividade e a precisão de posicionamento. Um novo conceito construtivo da torre porta ferramentas permite a usinagem eficiente de peças torneadas ou fresadas, graças ao projeto exclusivo, mais robusto, termicamente estável e com maior torque para as ferramentas acionadas.

Sobre a Okuma


A Okuma Corporation foi fundada em 1898 pelo Sr. Eichi Okuma, em Oguchi, cidade próxima a Nagoya, no Japão. Originalmente produziu outros tipos de equipamentos, iniciando a fabricação das primeiras máquinas operatrizes em 1904 e do primeiro torno horizontal, em 1918. Em termos globais a empresa emprega, atualmente, cerca de 1900 funcionários e está presente em todos os continentes, com faturamento anual da ordem de US$ 1.4 bilhão. O Brasil é o maior mercado da Okuma na América do Sul, respondendo por 75% das vendas.

Mais informações sobre a Okuma clique aqui

Tópicos: