Diminuir os custos e aumentar a produtividade ao mesmo tempo. Sim, é possível!

Com o fluido Blaser Vascomill 10, a Hexagon Ortopedia pôde internalizar 100% de sua produção, diminuir 40% o tempo do ciclo da peça, aumentar 71% a vida útil da ferramenta e economizar 35% em todo o processo.

Que a produtividade é um elemento chave para a indústria, não é nenhum segredo. O que nem todos sabem é que a solução para o aumento da produtividade nem sempre está ligada a investimentos altíssimos, grandes reformas estruturais ou aumento expressivo da equipe. Muitas vezes, uma única solução pode significar benefícios importantes para a produtividade, ao mesmo tempo em que torna o processo mais econômico. Essa foi aposta feita pela Hexagon Ortopedia, uma das cinco maiores empresas brasileiras na fabricação de implantes.

O gerente industrial da Hexagon Claudio Barbosa ao lado dos coordenadores de
produção Rodrigo Tukaça de Souza (esquerda) e Anderson Donizete Negri.
Empresa figura no Top 5 das fabricantes brasileiras de implantes ortopédicos.
Foto: Divulgação

Em 2016, a Hexagon, empresa com 30 anos de história, que concentra as suas operações em Itapira (SP), tinha um problema: em função do alto tempo de fabricação e baixa vida útil da ferramenta na operação de furação profunda, a Hexagon terceirizava parte de sua produção, gerando um custo indesejado em seu produto final. Além disso, a máquina especial de furação profunda HTT Shangay usinava em um ciclo de 248 segundos e a broca canhão de diâmetro 2,7 mm tinha uma vida útil de cerca de 30% do ideal. Assim, com o objetivo de melhorar a produtividade, reduzindo os custos operacionais, tornando-se mais competitiva do mercado, a Hexagon solicitou à Blaser ajuda para encontrar uma solução. “O objetivo principal era melhorar o desempenho da operação de furação de profunda com diâmetro 2,7mm, mas a utilização de um óleo de base vegetal também era desejável, por ser mais amigável ao meio ambiente entre outros benefícios”, conta o Gerente Industrial da Hexagon, Claudio Barbosa. 

Em uma visita feita pela equipe técnica da Blaser Swisslube à Hexagon, o consultor de produtividade, José Geraldo Bregagnolo e o engenheiro de aplicação Carlos Henrique Ganzella analisaram os detalhes do processo, máquina, bomba (pressão), materiais, brocas e os parâmetros que eram usados na ocasião e apresentaram a Proposta de Valor da Blaser, para aumentar a produtividade em 5% e a vida útil das ferramentas em 10%. O produto recomendado foi o óleo integral de base vegetal Vascomill 10, substituindo o óleo de base mineral utilizado anteriormente. Porém, as expectativas foram ultrapassadas.

Um excelente resultado:

Os resultados obtidos com a máquina de furação profunda HTT Shangay foram excepcionais. Durante a fase de teste, de agosto a outubro de 2016, a vida útil da broca canhão de 2,7 mm aumentou em 71%, o tempo de ciclo foi reduzido em 40%, de 248 segundos para 148 segundos, duplicando o avanço da ferramenta, e gerando ganho financeiro de 35% em todo o processo da usinagem. 


Continua depois da publicidade


Passados três anos, a Hexagon tem toda a sua produção internalizada e trabalha apenas com o Vascomill 10 nesta operação, consolidando a parceria com a Blaser em 100% da sua unidade fabril, utilizando produtos de base vegetal, tanto integrais como miscíveis em água. Atualmente, a fábrica em Itapira conta com 19 centros de usinagem, 15 tornos de cabeçote suíço e 21 tornos CNC. As máquinas usinam aço inox (316 e 304), titânio puro, ligas de titânio (5832-3) e alumínio (6043-TS). “Quando o fluido torna-se uma ferramenta líquida, os processos de usinagem tornam-se também mais competentes. Nossos consultores são especialistas em oferecer as melhores soluções para aumentar a produtividade e gerar ganhos de produção”, diz Alessandro Erich Alcantarilla, Diretor Geral da Blaser Swisslube Brasil.

O time da Hexagon (Anderson Donizete Negri, Rodrigo Tukaça de Souza e Tiago
Rodrigues Júnior) examina a peça fabricada na HYTT Shangay ao lado do engenheiro da
Blaser Swisslube, Carlos Henrique Ganzella. No destaque, modelo de haste ortopédica
feita pela empresa de Itapira (SP) e exportada para América do Sul. 
Foto: Divulgação

Sobre a Blaser Swisslube do Brasil

A Blaser Swisslube é uma empresa suíça especialista no segmento de fluidos para usinagem. De propriedade familiar, foi fundada em 1936 e desde então se tornou uma empresa de participação global, empregando 600 pessoas em todo o mundo. A Blaser Swisslube está presente em mais de 60 países, incluindo o Brasil. 

Blaser Swisslube do Brasil
Rua das Figueiras, 474, 9º andar
09080-300 - Santo André, SP
https://www.blaser.com/pt_BR

Sobre a Hexagon 

Norteada pelo trabalho árduo e princípios sólidos, a Hexagon Ortopedia cresceu ano a ano desde a sua fundação, em 1988, e estruturou-se profissionalmente. Por seu forte compromisso junto à área médica e seu cliente final, a empresa transformou-se, ao longo de sua história, em uma das principais fabricantes de implantes ortopédicos para uso em cirurgias de reparação de movimentos de pessoas, em nível Nacional.

A Hexagon Ortopedia mantém seu foco também no atendimento, a fim de proporcionar a todos os seus públicos a excelência também nesta área. Além disto, a Hexagon credita grande parte de seu sucesso aos seus funcionários, o que se reflete na pequena rotatividade na empresa. Somente uma empresa muito séria consegue manter-se mais 30 anos no mercado. Esta é a realidade da Hexagon Ortopedia.