Seacam realiza 5º Tecnologia e Design

Profissionais puderam conferir os lançamentos em design de produtos e engenharia de aplicação

Fonte: Assessoria de Imprensa da Seacam - 18/09/07 
 
A Seacam, líder no desenvolvimento de software de engenharia avançada, realizou no último dia 04 o 5º Tecnologia e Design, tradicional evento da companhia que reúne os principais especialistas das áreas de engenharia de produto, design industrial e especialista do setor automotivo, industrial, bens de consumo e embalagens e escritórios de design.

Mais de 120 executivos puderam conferir os últimos lançamentos em engenharia de aplicação e design de produtos. As ferramentas hightech Autodesk AliasStudio 2008 e Showcase 2008, apresentadas no Centro Cultural Britânico pela Seacam, são desenvolvidas pela Autodesk, líder mundial em software de projeto 2D e 3D que, em 2006, adquiriu a empresa canadense Alias, acrescentando em seu portfólio os produtos Alias e Maya.
 
A Seacam atua como revenda especializada dos produtos Autodesk Alias (voltados ao segmento de Design Industrial) desde 1997.  “O mercado de Design Industrial vem ocupando seu merecido espaço e proporcionando maior competitividade às nossas indústrias. Para marcar território em um ambiente globalizado, não basta apenas ser criativo. É necessário dispor de avançadas tecnologias para o desenvolvimento e apresentação do produto”, explica Alexandre Magdalon, diretor de marketing da Seacam.
 
Além dos produtos apresentados no evento, o gerente-executivo de design & package da Volkswagen do Brasil, Gerson Barone, fez uma palestra com o tema: “Desafios do design no Brasil”. O profissional fez uma retrospectiva do setor, apresentou as dificuldades ao desenvolver um design diferenciado dos produtos, principalmente no que se refere à formação de profissionais especializados e  ferramentas adequadas, além de apontar os caminhos que as empresas devem trilhar para participar de um mercado, cada vez mais exigente e ávido por soluções inovadoras.
 
Antes da apresentação das ferramentas e das palestras, os convidados puderam conferir de perto todos os trabalhos apresentados pelos participantes e eleger um deles. Foram expostas 20 obras de imagens renderizadas no software Autodesk AliasStudio, com alto grau de qualidade técnica e criatividade.

Paralelamente ao evento, foi realizada uma cerimônia para a divulgação dos vencedores do 5º Concurso de Tecnologia e Design. “Essa iniciativa tem como objetivo descobrir e valorizar novos talentos do design de produto e estimular a produção do design brasileiro, com qualidade internacional”, analisa Magdalon. 
 
Três trabalhos foram escolhidos pela comissão técnica e um pelo voto popular. Os trabalhos técnicos ganhadores foram:
1º) Monitor Infoway LCD 15’’, Designer: Claudio Luiz, Empresa: Itautec
2º) Linha de Microondas, Designers: Gustavo E. M. Sindeaux - Equipe de Design Electrolux - IDC Curitiba Empresa: Electrolux do Brasil S.A.
3º) Máquina de Café, Designer: Felipe Carpinetti, Empresa: Seragini Farne Guardado Design
Foi eleito pelo júri popular: Pólo Hatch, Designer: César Muniz, Empresa: Volkswagen do Brasil.
 
“Este evento já é uma referência para estes profissionais, que a cada ano provam que podem superar desafios e limites no infinito campo da criação do design”, diz o executivo.
 
Detalhes dos produtos:
 
Autodesk AliasStudio 2008

O Autodesk AliasStudio é o único software a oferecer soluções integradas para a criação, estudo conceitual, manuseio de informações e comunicação com os programas específicos de CAD. Com interface simples e de fácil utilização para o design de produtos, as soluções integram totalmente os ambientes 2D/3D, fornecendo as ferramentas necessárias para cada parte do processo produtivo, desde a criação, passando pela apresentação final do projeto até sua produção. A versão 2008 traz inúmeras ferramentas novas e melhorias na parte de modelamento e renderização, permitindo que seus usuários desenvolvam mais rapidamente formas 3D criativas e orgânicas e produzam imagens renderizadas com maior velocidade e com altíssimo grau de realismo.
 
Autodesk Showcase 2008
O software Autodesk Showcase permite que os usuários criem apresentações de produtos de alta qualidade, a partir de dados de desenho digital em 3D não só para a forma carregada, mas também para incorporar o contexto ambiental e comunicar a personalidade da marca. O Showcase ajuda a atender a demanda de novos conceitos e variações, fornecendo um ambiente no qual eles podem apresentar e revisar os desenhos para tomarem decisões importantes. O resultado é um processo de revisão de desenho mais eficiente, no qual as decisões podem ser tomadas de forma mais produtiva e econômica.

Impressora 3D modelo 450

Este produto é o mais recente lançamento da Zcorp nos EUA. Trata-se de uma nova concepção de tecnologia de prototipagem da Z-CORP, integrando totalmente a impressão e acabamento. A partir desta nova tecnologia, os clientes poderão utilizar este equipamento em qualquer ambiente de trabalho, como se fosse uma impressora normal, só que ao invés de imprimir um relatório, eles poderão extrair rapidamente uma peça em 3D colorida ou mesmo um molde protótipo. Juntamente com este novo equipamento, estaremos lançando diversos materiais novos, que aumentarão ainda mais a flexibilidade de aplicação deste produto. Com esta tecnologia conseguimos produzir muito rapidamente os protótipos a preços extremamente competitivos. Considerada a mais rápida impressora 3D do mercado mundial, ela permite que os projetistas possam materializar suas idéias a partir de modelos CAD 3D. Os diversos insumos permitem a criação de variados tipos de protótipos, inclusive a obtenção de uma pré-série dentro da filosofia do “rapid tooling”.
 
Sobre a Seacam
 
A Seacam é líder no desenvolvimento de softwares de engenharia avançada. Dona de um faturamento de US$ 4,5 milhões em 2006, a empresa atua em todo o território brasileiro por meio de parcerias internacionais com a Delcam, Metris/3D Scanners, Autodesk/Alias, Hexagon/Cimcore e ZCorp. Conta com uma rede de 12 representantes e revendas autorizados, presentes nas principais regiões industriais do país.
 
Essa rede, espalhada pelo Brasil, dá todo o suporte técnico-comercial, garantindo à Seacam uma forte distribuição nacional e assistência técnica especializada para todos os produtos da empresa. A alta capacitação da equipe da Seacam é suportada em todas as fases do projeto de implantação, que passa pelo atendimento, consultoria, instalação e treinamento padrão ou orientado até a consultoria especializada.
 
A Seacam possui mais de 700 clientes no país, dentre os quais Volkswagen, Fiat, Embraer, Daimler-Chrysler, Ford, Whirlpool, Electrolux, Philco, Gradiente, Azaléia, Grendene, Tramontina, Duratex, entre muitos outros, em especial nos setores de Autopeças, Fabricantes de Moldes e Ferramentas, Embalagens, Jóias e Bijouterias, Brinquedos e Prestadores de Serviços.