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A Volkswagen testará em Lisboa, capital portuguesa, um projeto piloto para melhorar o trajeto de ônibus a partir de computadores quânticos. Nove ônibus MAN da operadora Carris foram equipados com um sistema de gerenciamento de tráfego que usa o computador quântico D-Wave para calcular a rota mais rápida em cada um dos trechos pelos quais os veículos trafegam e fugir do trânsito.
Para o projeto, 26 paradas foram selecionadas e conectadas. O teste ocorre durante a conferência de tecnologia WebSummit que acontece em Lisboa entre os dias 4 e 8 de novembro. Segundo a empresa, o sistema ajuda a reduzir significativamente o tempo de viagem, mesmo durante períodos de pico de trânsito. Para os especialistas da Volkswagen, esse desenvolvimento pode ter um efeito positivo adicional: como os ônibus trafegam por rotas otimizadas individualmente, calculadas para garantir que nunca causem congestionamentos, pode haver uma melhora geral no fluxo de tráfego.
A ideia é que as operadoras de ônibus adicionem links temporários aos serviços programados para atender paradas com o maior número de passageiros. Essa seria uma abordagem para grandes eventos na cidade, por exemplo.
“Na Volkswagen, queremos expandir ainda mais nosso conhecimento especializado no campo da computação quântica e desenvolver um entendimento profundo da maneira como essa tecnologia pode ser utilizada de maneira significativa na empresa e a otimização de tráfego é uma das aplicações em potencial. O gerenciamento inteligente de tráfego com base nos recursos de desempenho de um computador quântico pode fornecer suporte eficaz para cidades e passageiros”, declara o CIO do Grupo Volkswagen, Martin Hofmann.
“O uso da computação quântica pela Volkswagen para resolver problemas globais generalizados, como o gerenciamento inteligente de tráfego, é um exemplo do impacto real que os aplicativos quânticos terão em breve em nossas cidades, comunidades e vida cotidiana. Desde que construímos o primeiro computador quântico comercial, o D-Wave se concentra no projeto de sistemas que permitem o desenvolvimento de aplicativos quânticos que agregam valor aos negócios. O projeto piloto da VW é um dos primeiros que conhecemos para fazer uso da produção de um computador quântico e sua inovação contínua nos aproxima mais do que nunca de realizar uma computação quântica verdadeira e prática”, complementa o CEO da D-Wave, Vern Brownell.
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A VW planeja projetar o sistema para que ele possa ser aplicado a qualquer cidade e a frotas de qualquer tamanho. Outros projetos pilotos para cidades na Alemanha e em outros países europeus já estão sendo estudados. A empresa acredita que o sistema para otimizar o tráfego poderia ser oferecido a empresas de transporte público, empresas de táxi ou operadores de frotas.
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