Paletrans e Translift fazem lançamento conjunto de AGV Empilhadeira e AGV Selecionadora de Pedidos

Empresas têm forte atuação no mercado de movimentação de materiais e chegam ao evento com equipamentos de alta tecnologia, totalmente desenvolvidos no Brasil e dentro do conceito de Logística 4.0

As fabricantes brasileiras de equipamentos para movimentação e armazenagem de materiais Paletrans Empilhadeiras e Translift uniram-se para fazer dois lançamentos de alta tecnologia firmando presença na Intralogística 4.0: o AGV Empilhadeira e o AGV Selecionadora de Pedidos. A fabricação e o pós-venda dos equipamentos é 100% nacional.

As duas marcas uniram expertises - a Paletrans em fabricação de empilhadeiras e selecionadoras de pedidos, e a Translift em sistemas inteligentes autônomos - para impulsionar os negócios e prover soluções de alta tecnologia, conectividade, produtividade e segurança. Com desenvolvimento local, será possível atender aos diferentes projetos em menor tempo, maximizando os resultados dos clientes.

“Queremosoferecer o que há de melhor e mais avançado da tecnologia 4.0, garantindo aos nossos clientes elevado nível de serviço e uma rede de assistência técnica em mais de 100 grandes pólos do Brasil”, conta Denis Dutra, CEO da Paletrans Equipamentos. “Nossa proposta de valor inclui a flexibilidade de customização do produto ao melhor custo operacional e com nível de confiabilidade de padrão mundial”.

O executivo comenta que o setor de movimentação de materiais vem cada vez mais abraçando a automação e tecnologia para alcançar maior controle das operações, apoiado pela inteligência artificial, aplicativos que permitem conectividade entre sistemas, análise de milhares de dados e outras novidades trazidas pelo “mundo 4.0”. E é neste contexto que os novos equipamentos do portfólio da Paletrans serão desenvolvidos para superar as expectativa dos clientes.

“E a parceria Paletrans-Transliftvem revolucionar o mercadode soluções automatizadas e sustentáveis para operações de intralogística com produtos inovadores, serviço de alta qualidade e a tradição das marcas envolvidas”, destaca Dutra.


Continua depois da publicidade


Alta performance

Os equipamentos da Paletrans que ganharam dispositivos para se tornar autônomos são a Empilhadeira Retrátil PR17 e a Selecionadora de Pedidos SP25H. Ao se tornarem AGVs (veículos automaticamente guiados), a produtividade dos equipamentosdará um salto qualitativo pois poderão operar 24 horas por dia, sete dias por semana, por mais complexos que se apresentem os fluxos de produção.

“São inúmeras as vantagens de tornar esses equipamentos autônomos”, diz Jair Alves, CEO da Translift, responsável por todo o projeto de inteligência dos novos AGV Empilhadeira e AGV Selecionadora de Pedidos Paletrans. “Além do fim da necessidade do operador, outro ganho operacional é que os veículos autônomos permitem o trabalho em ambiente insalubre, como câmaras de congelados, proporcionando maior versatilidade nas operações. O retorno sobre o investimento é relativamente curto, em torno de dois anos”.

A Translift, que já desenvolve veículos autônomos para montadoras no setor automotivo, recentemente anunciou lançamento de AGVs compactos para atuação nos setores de e-commerce, cosmético, farmacêutico e encomendas expressas, vem direcionando esforços para que a tecnologia seja mais acessível ao mercado brasileiro. Alves destaca que a flexibilidade oferecida por um sistema de AGVs amplia as possibilidades de operação e conectividade entre sistemas, mostrando-se uma tecnologia renovável e dinâmica.

“Temos com foco a inovação e em oferecer soluções viáveisao mercado, com o estado da arte da conectividade que chegou com a Indústria 4.0. Unimos equipamentos e softwares de maneira única como nesta parceria com a Paletrans, para proporcionar um aumento da produtividade, segurança e derrubando mitos sobre os AGVs”, dizAlves, presidente da Translift.

Somado à visão de entregar a melhor solução e experiência para o cliente, a Paletrans também vai oferecer um sistema de monitoramento de frotas, parte do Programa Full Service Paletrans, através da qual a frota será monitorada de forma permanente. O objetivo será prever manutenções, orientação sobre produtividade na operação, realizar remotamente o autodiagnóstico e dar suporte à manutenção.

“Os próximos passos de evolução tecnológica de equipamentos de movimentação de materiais serão a aplicação de sistemas de realidade aumentada e inteligência artificial para melhorar ainda mais a experiência do cliente”, diz Dutra, da Paletrans. “Estamos focados em poder entregar cada vez mais a um custo mais competitivo”.

Informações técnicas – AGV Empilhadeira

Capacidade de carga: 1.700 kg

Altura de elevação:varia entre 2.110 mm a 3.177 mm

Controle de tração: laser ou ótico

Controle de direção: laser ou ótico

Bateria: tracionária

Suprimento de energia: elétrica

Rodas: poliuretano

Informações técnicas – AGV Selecionadora de Pedidos

Capacidade de carga: 1.700 kg

Tipo de operação: autônoma/ operador

Capacidade de carga: 2.500 kg

Controle de direção: laser ou ótico

Bateria: tracionária, 24V

Suprimento de energia: elétrica

Rodas: poliuretano

Sobre a PALETRANS EQUIPAMENTOS

A Paletrans Equipamentos é uma das empresa do Grupo Paletrans, formado também pela Disktrans e Paletrans Carretas. Nascida em 1983, a Paletrans Equipamentos está sediada em Cravinhos, São Paulo, tem faturamento anual de R$ 123 milhões (em 2018) e 257 colaboradores.

Líder de mercado em mais de 70% de toda a linha de produtos, a empresa iniciou suas atividades produzindo 140 transpaletes hidráulicos por ano e hoje seu portfólio divide-se em equipamentos que compõem a Linha Warehouse e a Linha Handling. Sua planta fabril ocupa uma área de mais de 13 mil m2 e tem produção verticalizada, permitindo atender a diversos segmentos da economia. A empresa fabrica os próprios componentes.

Até princípio de 2019, produziu e comercializou cerca de 600 mil equipamentos, sendo que 10% de sua produção é exportada para países da América Latina. No Brasil, tem mais de 60 pontos de venda e 100 pontos de assistência técnica.

Escolher a marca Paletrans é escolher ser atendido por uma empresa que tem como princípios: a integridade nos negócios, a excelência nos produtos, a responsabilidade socioambiental, o comprometimento e o trabalho em equipe, consolidando cada vez mais a marca no mercado mundial de transpaletes e empilhadeiras elétricas.

Sobre a TRANSLIFT

A TRANSLIFT Sistemas de Movimentação e Armazenagem é uma empresa 100% brasileira, especializada em projeto, fabricação e integração de sistemas de movimentação de materiais (Intralogística), automação e sistemas de produção industrial. Com sede em São Bernardo do Campo, São Paulo, a empresa foi fundada em 2006 e está atualmente sob comando de Jair Alves, seu presidente, e atua fortemente na indústria automotiva, onde tem ampla experiência em projetos de equipamentos e soluções de menor complexidade às mais sofisticadas e totalmente automatizadas, em regime Turn Key.

O portfólio da TRANSLIFT reúne, ainda,soluções em Transportadores Automotivo & Pesado e em Transportadores Leves para o segmento de Intralogística. Entre as indústrias que atende estão a de bebidas & alimentos, cosméticos & perfumaria, eletroeletrônicos, ferroviário, implementos agrícolas, vestuário, aeroespacial, autopeças, e-commerce, farmacêutico, galpões industriais, tabaco.

Recentemente, a empresa apostou em alta tecnologia como meio de se diferenciar no mercado, e lançou uma solução que tem como proposta automatizar a movimentação de materiais focando a produtividade, a segurança e a conectividade entre os sistemas em centros logísticos, os Sistemas AGVs (automated guided vehicles, veículos automaticamente guiados).

Com mais de 500 projetos distribuídos em cinco países da América Latina além do Brasil, a TRANSLIFT é associada à ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos) e à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Mantém parcerias internacionais com empresas chinesas e norte americanas.