Intermach encerra superando as expectativas dos 450 expositores

Maior edição já realizada da feira promete gerar negócios de R$ 180 milhões no período de um ano

Fonte e foto: Assessoria de Imprensa da Intermach - 17/09/07 

A Intermach 2007 – Feira e Congresso de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica – encerrou sábado em Joinville superando as expectativas dos 450 expositores. Nos cinco dias da feira, mais de 35 mil profissionais passaram pelo Megacentro Wittich Freitag, em Joinville (SC), vindos de 12 estados brasileiros (Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo). A Intermach também foi visitada por estrangeiros vindos da Alemanha, Chile, Estados Unidos, França, México e Portugal.

De acordo com o diretor da Messe Brasil, Luiz Roberto Lepeltier, esta sexta edição – que foi a maior já realizada da Intermach graças à ampliação da Expoville – vai gerar negócios de R$ 180 milhões para os participantes no decorrer de um ano.

A Intermach reuniu 450 expositores de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Entre os setores representados na feira estão: máquinas-ferramentas, moldes, sistemas de soldagem, sistemas de automação, sistemas de transporte interno, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, máquinas tridimensionais e integradas, peças, acessórios e equipamentos auxiliares, componentes mecânicos, componentes hidráulicos, componentes pneumáticos, ferramentas elétricas, software, metrologia, fluidos hidráulicos e lubrificantes para cortes.

Bons resultados para os expositores em 2007

Muitos comemoram os saldos positivos. A Deb´Maq é uma das empresas que consolidou vendas significativas com a comercialização de cinco máquinas para empresas da região, e segundo o supervisor de vendas, Edson Soares, a perspectiva é de concretizar mais 10 vendas em 30 dias. Em Santa Catarina a Deb´Maq já fornece seus equipamentos para empresas como Tupy, Tigre, Weg e Malwee.

Além dos negócios, a Intermach oportunizou a troca de experiências e muitos contatos e prospecções de vendas. A Atlas Máquinas recebeu um grande número de visitantes. “Nossos resultados serão mensurados em breve, mas podemos perceber que a qualidade do evento está melhor a cada ano”, declara o gerente de Vendas da Atlas, Deusdedit Alcantara.

Pela primeira vez na Intermach, a Taurus Wotan também colhe bons frutos com vendas e futuros contratos. O gerente de vendas região sul da Taurus salientou que as metas da empresa foram atingidas com a participação na feira e pretende voltar na próxima edição.

Para realizar negócios, muitas vezes os empresários recorrem ao BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, com objetivo de obter linhas de crédito ou financiamento. De acordo com a analista de Projetos do BRDE, Rose Irene Souza Neves, a feira trouxe boas expectativas: mais de 50 interessados em financiamentos para pequenas, médias e grandes empresas, cujos valores variam de 30 a 300 mil reais para compras de máquinas e equipamentos.

Paralelamente à feira, dois outros eventos foram realizados. A 35ª Feira da Bolsa de Subcontratação de Santa Catarina e o Cintec Mecânica e Automação 2007, Congresso de Inovação Tecnológica.

Sulcontrata cresce com a evolução do setor

A feira também contou com a 35ª Feira da Bolsa de Subcontratação de Santa Catarina. Atualmente são 75 empresas prestadoras de serviços, que buscam criar oportunidades de contatos visando futuros negócios. A Bolsa de Negócios e Subcontratação de Santa Catarina atua há 30 anos e tem 195 associados, mais de 65% dedicados às áreas de automação, metalmecânica, metalurgia e de máquinas e equipamentos.

O presidente da entidade, Paulo Ayrton Buchmann, afirma que mais de oito novas empresas já demonstraram interesse em participar da próxima edição, um número que representa seu crescimento a cada evento.

“Apenas neste ano a Bolsa de Subcontratação de Santa Catarina cresceu 50%, acreditamos que com a evolução no setor os próximos anos muitas empresas buscarão nossos serviços”, enfatiza Buchmann.

A Prezap, de Limeira/SP, é uma das empresas associadas que comercializou seis prensas durante a Intermach.

Troca de experiências marcou o Cintec Mecânica e Automação 2007

O Cintec Mecânica e Automação 2007 – Congresso de Inovação Tecnológica que ocorreu junto à Intermach - encerrou na sexta-feira, dia 14, e atingiu seu objetivo maior: promover a troca de experiências entre empresas, estudantes, pesquisadores e profissionais da área. “Os três dias do congresso foram marcados por debates relacionados à inovação tecnológica, incluindo o que há de mais novo em produtos, processos e técnicas”, argumenta o representante da comissão organizadora, Luiz Roberto Sniecikowiski, da Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc).

Palestrantes de entidades de renome como FGV, Volvo, USP, WEG e Usiminas, divulgaram suas pesquisas junto com o francês Hervé Delorme e o português Nuno Manuel Fernandes Alves, responsável por um dos quatro minicursos que também integraram a programação do evento.

Para a estudante Caroline Françolle que acompanhou o Cintec, o evento foi positivo uma vez que estimulou “o acesso ao conhecimento de novos métodos de produção, além da integração entre os profissionais e, conseqüentemente, uma versão mais ampla do mercado tecnológico”.

O Cintec teve o patrocínio da Tupy Fundição, Cerlikon, Ciser, Sandvik e Emic.