Termomecanica consolida investimento na produção de Alumínio com linha de fundição de laminação contínua

Cerca de 70 milhões de reais estão sendo destinados desde o início do projeto. Além desta recente iniciativa, os investimentos incluem a entrada em operação de um novo processo de extrusão, que permitirá à empresa dobrar sua atual produção de tubos de Alumínio e colocar no mercado uma oferta de produto para o setor automotivo

A Termomecanica, empresa líder do setor de transformação de metais não ferrosos, Cobre e suas ligas, está consolidando investimentos da ordem de R$ 70 milhões em uma linha de fundição com laminação contínua que permitirá à companhia, já em 2020, produzir a matéria-prima para a fabricação de tubos e vergalhões. Além disso, está colocando em operação uma linha de extrusão com tecnologia inglesa que permitirá, ainda em 2019, dobrar a produção de tubos de Alumínio destinados aos segmentos de refrigeração, automobilístico, telecomunicações, entre outros.

"O objetivo é continuar investindo tanto em melhorias nos processos industriais como em tecnologias que incrementam a competitividade e ainda mais a qualidade dos produtos. Essa linha de extrusão que está entrando em operação é só parte do plano, pois os investimentos que estamos realizando neste ano permitirão produzir em 2020 a matéria-prima necessária para suprir a demanda interna da empresa, e também produtos para as linhas de transmissão de energia, por exemplo", ressalta Pedro Torina, diretor industrial da Termomecanica.

Com a nova linha de extrusão, a Termomecanica passará também a ofertar um novo produto: os tubos de microcanal. Conhecidos como tubos de entradas múltiplas, para o segmento automotivo. Do ponto de vista técnico, trata-se de um tubo conformado retangular, composto por vários canais que aumentam a transferência de calor através de uma maior proporção de superfície.

"A nossa capacidade de produção de tubos de alumínio aumenta ano a ano. Iniciamos nossas atividades em 2017 e o crescimento em 2018 foi de 205%. No primeiro semestre de 2019, já conseguimos ampliar 31% em relação ao mesmo período do ano passado. Com os investimentos nos equipamentos que serão inaugurados, aumentaremos ainda mais a nossa a capacidade de produção, contribuindo para um aumento da nossa participação no mercado interno e externo", explica Paulo Cezar Martins Pereira, superintendente comercial da Termomecanica.


Continua depois da publicidade


Termomecanica e o Alumínio

Desde 2016, a Termomecanica tem investido fortemente no Alumínio, pela versatilidade e variedade de aplicações que comporta. Trata-se de um metal alternativo ao Cobre para o setor de refrigeração; ao aço, na indústria automobilística; e ao papel, plástico e vidro, no setor de embalagem. O projeto está sendo desenvolvido em duas fases, sendo a primeira delas focada nos tubos de Alumínio. Na fase dois, serão fabricados outros produtos. Além disso, assim como acontece com o Cobre, a empresa também atenderá as necessidades especiais dos clientes com a fabricação de ligas de Alumínio complexas, de maior valor agregado e que, normalmente, não são foco dos fabricantes em nível mundial, criando oportunidades no mercado internacional e local.