ABB habilita a primeira embarcação fluvial movida à hidrogênio do mundo

Empresa fornecerá uma solução de energia e propulsão para uma embarcação nova que opera ao longo do rio Rhône, na França

A ABB fortalece sua posição como pioneira no mercado marítimo na tecnologia de células de combustível a hidrogênio por meio de seu papel na FLAGSHIPS, a iniciativa financiada pela UE para implantar embarcações de emissão zero operadas comercialmente para operações marítimas e navegação interior.

Sob esta iniciativa, a ABB fornecerá uma solução de propulsão e energia com base em célula de combustível para um novo barco empurrador para a subsidiária Compagnie Fluviale de Transport (CFT) do grupo Sogestran, com sede na França, com entrega prevista para 2021. Com o hidrogênio para as células de combustível provenientes de energia renovável com base em terra, a cadeia de energia completa da embarcação será livre de emissões.

“A CFT tem sido inovadora em vias fluviais há mais de meio século. Potencializar o transporte fluvial de forma sustentável é um novo tipo de desafio, mas tornou-se vital reduzir as emissões nas vias fluviais da Europa, e especialmente nos centros das cidades. Com este projeto, pretendemos destacar que a operação livre de emissões é possível e comercialmente viável”, declara Matthieu Blanc, COO da CFT.

“Assumindo um papel ativo na iniciativa FLAGSHIPS, a ABB continua a ampliar os limites da mobilidade elétrica no transporte marítimo”, disse Peter Terwiesch, presidente do setor de automação industrial da ABB, que oferece soluções para uma ampla gama de indústrias, incluindo a naval. “Como um dos principais facilitadores mundiais de transporte sustentável, a ABB está empenhada em escrever o futuro da indústria naval que verá as embarcações que navegam nas águas do mundo de forma mais limpa e eficiente”, completa.

Como membro do FLAGSHIPS desde o início do projeto em janeiro de 2019, a ABB tem trabalhado em estreita colaboração com a organização de pesquisa finlandesa e coordenadora de projetos VTT e com o fornecedor líder mundial de soluções inovadoras de célula de combustível de energia limpa para desenvolver uma instalação que permita uma célula de combustível de 400kW alimentar as operações dos navios.


Continua depois da publicidade


O objetivo do projeto é demonstrar que as células de combustível são uma solução de propulsão prática e viável para proprietários e construtores de embarcações de porte médio, que transportam mais de 100 passageiros ou volumes de carga equivalentes para o interior ou para o litoral. Por esta razão, o escopo do FLAGSHIPS também inclui a avaliação do impacto operacional da mudança para o hidrogênio como combustível.

Uma vez que o sistema de célula de combustível tenha sido instalado, o plano é operar a embarcação diariamente, com especial atenção para os procedimentos de reabastecimento necessários para cumprir o cronograma de operação. Os testes, portanto, também fornecerão insights sobre o desenvolvimento e a otimização da infraestrutura de reabastecimento necessária para as células a combustível de hidrogênio nas operações marítimas.

Com o transporte marítimo estimado em cerca de 940 milhões de toneladas de CO2 por ano, há uma pressão crescente para que a indústria naval implante meios de reduzir os poluentes nocivos. A Organização Marítima Internacional, uma agência especializada das Nações Unidas, responsável pela proteção e segurança do transporte marítimo, adotou uma estratégia de redução de emissões de gases de efeito estufa de pelo menos 50% até 2050 em comparação com 2008, com o objetivo de eliminá-las completamente.

A tecnologia de células de combustível é amplamente considerada uma das soluções de energia sustentável mais promissoras para reduzir as emissões marítimas em todo o mundo. As células de combustível transformam a energia química do hidrogênio em eletricidade por meio de uma reação eletroquímica. Elas convertem combustível diretamente em eletricidade, calor e água limpa.

O projeto FLAGSHIPS é apoiado pela Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking (FCH JU), uma parceria público-privada estabelecida sob as estruturas da Horizon 2020 da Europa para acelerar a realização comercial da tecnologia em uma série de utilizações de transporte e energia. Os três membros da FCH JU são a Comissão Europeia, as indústrias de hidrogênio e célula de combustível representadas pela Hydrogen Europe e a comunidade de pesquisa representada pela Hydrogen Europe Research.

As partes envolvidas em novos projetos da CFT também incluem a LMG Marin, a NCE Maritime CleanTech e a PersEE.