Uso de inox gera crescimento e lucro no setor sucroalcooleiro

Fonte: Núcleo Inox - 13/09/07

Com as previsões de mudanças na matriz energética mundial, o setor sucroalcooleiro está passando por uma fase pujante de investimentos. Para Arturo Chao Maceiras, diretor executivo do Núcleo Inox - Núcleo de Desenvolvimento Técnico Mercadológico do Aço Inoxidável, a produção de energia via derivados da cana está se consolidando como uma das principais fontes para os próximos anos. "Com isso, as empresas estão realizando investimentos de longo prazo", diz.

O resultado é que cada vez mais o aço inox é adotado nas usinas, já que há benefícios que somente este material permite, como a qualidade no processamento, maior durabilidade a custos menores e melhores condições de higiene.

Para divulgar a correta aplicação do produto e novos desenvolvimentos para o setor sucroalcooleiro, o Núcleo Inox e as empresas associadas Jati Serviços Comércio e Importação de Aços, Inox-Par Indústria e Comércio, Mecanochemie Indústrias Químicas, Sander e a Inox Fluid participam da XV Fenasucro 2007- Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira -, que ocorre entre 18 e 21 de setembro, em Sertãozinho, SP.

O Núcleo pretende tratar sobre as vantagens da aplicação do aço inox no processo, reforma ou ampliação do parque industrial sucroalcooleiro. Já os associados levarão seus produtos e desenvolvimentos mais recentes, inclusive para a produção do biodiesel.

Um estudo realizado pelo engenheiro Lino José Cardoso Santos constatou que a troca dos tubos de aço carbono ocorre a cada seis safras. No caso do aço inox, a substituição pode ocorrer em intervalos de mais de 30 anos. Esse é o caso da Usina Pumaty, de Joaquim Nabuco (PE), que utiliza inox desde 1974 e não precisou trocar o equipamento por problemas de corrosão, desde então.

Além de reduzir os pontos pretos, outra vantagem constatada, dessa vez na Companhia Açucareira Vale do Rosário, foi que o inox traz melhorias no processo de manutenção, diminuindo a necessidade de mão-de-obra na entressafra.

Por que o aço inox?

Na fabricação de açúcar temos duas áreas: a entrada (moenda, shut donely, cush-cush, esteiras, mesas de entrada, mesas intermediárias, difusores, condução do bagaço) onde predominam os problemas de abrasão-corrosão, com forte desgaste das chapas. Em todas estas áreas está sendo utilizado o aço inoxidável 410D, com excelentes resultados.

Na segunda parte o que predomina é a corrosão. São os aquecedores de caldo, evaporadores, cozedores, onde são utilizados os tipos 439, 444, 304 (principalmente o 439 e o 444), na forma de chapas e tubos. No processo de sulfitação é utilizado o aço inoxidável tipo 316L . Também são utilizados aços inoxidáveis ferríticos na última parte, cristalização e secagem.

Nesta parte das usinas, a de fabricação de açúcar, é importante salientar que o aço inoxidável é sempre escolhido pela indústria de alimentos já que é um material que possibilita a conservação das características organolépticas dos produtos elaborados. O açúcar, conforme a tradição, foi durante muitos anos elaborado com equipamentos de aço carbono o que diminui a qualidade do alimento, permitindo a contaminação do mesmo com produtos de corrosão, pontos pretos e partículas ferromagnéticas. O açúcar é um alimento e, por isso, deve ser tratado como tal.

Para a etapa de troca de calor e evapodores, o tubo de inox economiza energia e tem maior durabilidade.

Todos esses fatores resultam em custos de manutenção e limpeza menores, e menos frequentes.

Fenasucro 2007

A XV Fenasucro - Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira, clama ser o maior evento sucroalcooleiro comercial e de intercâmbio tecnológico do mundo e tem paralelamente a IV Agrocana - Feira de Negócios e Tecnologia da Agricultura da Cana-de-Açúcar. No ano passado foram cerca de 50 mil visitantes entre técnicos e profissionais de usinas para checar lançamentos e tecnologias das principais empresas fornecedoras de áreas de utilidades, serviços, automação, instrumentação, elétrica, caldeiraria, mecânica pesada, química, derivados, energia, etc. A Agrocana é um evento com lançamentos, novidades, informações e tecnologias voltadas para a produtividade no canavial.

Mais informações sobre o Núcleo Inox: http://www.abinox.org.br/


Tópicos: