por Iscar do Brasil    |   10/09/2019

Tecnologia e soluções para usinagem da Cabeça Femoral

ISCAR, fabricante líder de ferramentas de corte para a Indústria Metal Mecânico, investiu tempo e recursos para desenvolver soluções otimizadas para o maquinário do setor médico, aplicando geometrias, ferramentas e classes dedicadas.

A usinagem de uma cabeça femoral envolvem operações de torneamento e canais externo interno, em desbaste e acabamento, furação em desbaste, fresamento com semi-acabamento e corte.

hip joint

As ferramentas de torneamento ISOTURN são utilizadas para torneamento em desbaste. As ferramentas padrão ISO desempenham a maioria das aplicações de remoção de cavacos da indústria, desde o desbaste ao acabamento. Oferecidos em geometrias standard, as pastilhas de torneamento “trigon” para torneamento axial e em faceamento possuem seis arestas de corte angular de 80°. Para usinagem em perfil, a ISCAR fornece pastilhas precisas de canais em perfis especiais em formato V-LOCK, para espessuras de perfil de 10 - 36 mm.  Pastilhas precisas e utilitárias de raio completo CUT-GRIP, são utilizadas para realizar torneamento em semiacabamento.

Ferramentas SUMOCHAM realizam a operação de furação em desbaste oferecendo a rápida remoção de metal e menor tempo de set-up. As ferramentas SUMOCHAM integram um sistema de fixação que permite altos avanços de retrocesso da ferramenta e uma haste projetada com canais torcidos e um corpo durável e estável.

Fresas de topos com 4 facas CHATTERFREE são utilizadas para a operação de fresamento em semiacabamento; as fresas de topo possuem hélice de 38° e passo variado para eliminar a vibração com folga na haste de 3xD. As pastilhas CHAMGROOVE são aplicadas em operações de canais internos em semiacabamento. As pastilhas possuem diâmetro mínimo de entrada pequenos, iniciando em apenas 8 mm (outros diâmetros são 11 mm e 15 mm) com refrigeração interna.

Torneamento interno em semiacabamento é realizado com pastilhas da linha ISOTURN montadas em porta-ferramentas SWISSTURN. Nas operações de corte utilizamos as pastilhas DO-GRIP, que possuem geometria torcida das arestas sem limitações de profundidade de corte.

Swiss Turn Iscar
Swiss Turn Iscar

Para o torneamento em desbaste, é utilizada a linha de pastilhas standard SWISSTURN ISO com tamanhos de hastes pequenas. Também disponíveis para essa operação, temos as pastilhas retificadas de precisão e raios pequenos para fabricação de peças pequenas e finas.


Continua depois da publicidade


A operação de torneamento em semiacabamento é realizada utilizando as pastilhas CUT-GRIP. Além da ampla variedade de pastilhas utilitárias e retificadas de uso geral na família CUT-GRIP, existe uma ampla linha de pastilhas para aplicações e materiais específicos. 

CUT-GRIP ISCAR
Cut-Grip Iscar
Acesse o link para visualizar as operações da usinagem de uma Cabeça Femoral: https://www.iscar.com/newarticles.aspx/countryid/1/newarticleid/1897
O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Iscar do Brasil

Perfil do autor

A Iscar, empresa multinacional israelense, está localizada na cidade de Vinhedo, em São Paulo. Atua no segmento de ferramentas de corte, comercializando os produtos fabricados pela matriz em Israel, na fábrica em Vinhedo e em outras unidades fabris em diversos países. Desde o início de suas atividades no Brasil, em 1995, a Iscar fornece e desenvolve soluções de usinagem para todo o território nacional nos mais diversos segmentos deste mercado. Os destaques ficam por conta das indústrias de autopeças, automobilística, ferramentaria, moldes e matrizes, mecânica geral, usinagem para terceiros, indústria de base, manutenção, implementos agrícolas, máquinas e equipamentos, bombas, válvulas, conexões e indústria hidráulica. Na sua sede, em Vinhedo, a Iscar possui uma unidade fabril especializada na fabricação de ferramentas especiais, brocas, suportes, bedames, barras de mandrilar, cabeçotes de fresamento, pastilhas de metal duro com perfis especiais, entre outros produtos, e conta com apoio de profissionais capacitados para desenvolver as melhores soluções para o mercado de usinagem, além de um serviço de atendimento ao consumidor treinado para suprir a necessidade de cada cliente, estoque e logística estratégica capaz de abastecer seus clientes com rapidez e segurança, infra-estrutura nos padrões internacionais e, inclusive, um Centro Tecnológico de Usinagem.

ISCAR do Brasil